APRESENTAÇÃO

Ao longo da caminhada como professora da disciplina de Lógica de Programação, tenho percebido inúmeras dificuldades apresentadas pelos alunos novatos e que se apresentam como recorrentes em outros contextos. Essas dificuldades, aliadas ao caráter complexo e abstrato da disciplina, não contribuem com o real aprendizado por parte dos estudantes, desmotivando-os e aumentando os índices de reprovação e evasão escolar.

O material desenvolvido consiste em Roteiros de Aula contendo a sugestão de estratégias de ensino para os conceitos iniciais da programação de computadores. Tal material constitui o produto desenvolvido como resultado da elaboração da dissertação de mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Ao todo são 9 roteiros que contemplam 50 h/a da disciplina Lógica de Programação e que poderão ser aplicados em outros contextos, cabendo ao professor adaptá-los conforme as características particulares da sua realidade.

Pontos-chave para a elaboração das estratégias de ensino propostas foram:

(i) a ênfase na resolução de problemas; 
(ii) propor atividades de interesse do aluno, capazes de motivá-lo; 
(iii) estímulo a resolução de problemas.