MANUAL CONTENDO ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS EM SCRATCH

O ambiente de programação Scratch foi lançado em 2007 como uma ferramenta voltada ao ensino de programação à novatos. Esse ambiente está fortemente apoiado nas idéias do software LOGO, proposto por Papert, porém sem a necessidade de digitação de linhas de comando pois a programação tem por fundamento arrastar e soltar blocos de comandos. O ambiente Scratch oferece a possibilidade de diminuição do nível de abstração exigido no processo de aprendizagem da programação de computadores, bem como permite ao aluno desenvolver programas aliados a seus interesses, muitas vezes relacionados a imagens, sons e animações.

O Roteiro de Aula VI sugere atividades a serem desenvolvidas em laboratório de informática, através da manipulação do ambiente de programação Scratch. Clique para baixar o manual de atividades recomendado. Esse manual é destinado aos alunos. As atividades nele propostas, ao serem realizadas, necessitam do acompanhamento do professor da disciplina.

ATENÇÃO: Sugere-se a impressão de duas páginas por folha.