1ª Defesa de Dissertação (Junho / 2009)
Autor(a): Vinícius Machado
Título: PROBLEMAS GERADORES DE DISCUSSÕES: UMA PROPOSTA PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA
Orientador(a): Prof. Dr. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: Buscou-se, por meio desse trabalho, verificar os efeitos da Metodologia PGD (Problemas Geradores de Discussões), sobre o processo de formação acadêmica do aluno de Engenharia por meio de sua aplicação no ensino de Física. A Metodologia PGD foi construída com o objetivo de buscar um novo caminho pedagógico a fim de permitir ao ensino da Física dar uma maior parcela de contribuição no processo de formação do aluno, futuro engenheiro. Para construir a Metodologia, buscaram-se orientações por meio de estudos sobre as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia), princípios educacionais do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre trabalhos que propõem o desenvolvimento de ensino baseado na Resolução de Problemas. Na pesquisa ocorreram três aplicações de atividades PGDs (elaboradas de acordo com a Metodologia PGD). As discussões que ocorreram junto às aplicações dos PGDs foram intermediadas pelo professor de acordo com uma técnica intitulada Grupo Focal ou Grupo de Discussões. A coleta de dados ocorreu por meio do recebimento de relatórios entregue pelos alunos ao resolver os PGDs. As informações coletadas passaram por uma análise qualitativa, seguindo as orientações do método Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a Metodologia PGD cumpre com os propósitos para os quais foi construída. O uso da Metodologia PGD promoveu uma maior participação dos alunos no processo de sua formação acadêmica com a realização de novas atividades de aprendizagem e a utilização de conhecimentos de diferentes áreas, integrados para a busca da solução/respostas às questões/questionamentos contidos nos PGDs. Os alunos passaram também a trabalhar em grupo, realizar pesquisas, confrontar idéias, realizar, propor e exercitar suas habilidades em elaborar, descrever e colocar em prática procedimentos experimentais, potencializando conhecimentos teóricos. Passaram a relacionar tecnologia a questões sociais e ambientais, utilizando-se dessas relações para refletir, analisar ou avaliar impactos causados pelo uso de diferentes processos, procedimentos ou produtos tecnológicos. Como produto final, apresenta-se um manual para elaboração e aplicação da Metodologia PGD.
Palavras-Chave: Ensino em Engenharia. “Problemas Geradores de Discussões”. Ensino CTS. Ensino de Física. Resolução de Problemas.Aprendizagem Significativa.
Dissertação Completa e Produção Técnica

2ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2009)
Autor(a): Débora Barni de Campos
Título: UMA CONTRIBUIÇÃO DIDÁTICA DO USO DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE TECNOLOGIA MECÂNICA NA MODALIDADE PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE MÓVEIS DA UDESC– PLANALTO NORTE
Orientador(a): Prof. Dr. Marcos Flávio Pádua Goes Moraes
Resumo: Esta dissertação apresenta uma sugestão de uso da metodologia pedagógica do apelo lúdico, para o ensino de química orgânica na instrução superior. O referencial teórico norteador deste estudo e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Teoria Socio-Interacionista de Vigotsky. Foi realizada uma pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva e a metodologia ludo-educativa, com o desenvolvimento de um kit lúdico inédito dos jogos: “Domino da Química Orgânica”, “Tabuleiro da Química Orgânica”, “Macro Modelos Moleculares” e “Memória da Química Orgânica”. Participaram dos experimentos 30 alunos da primeira fase de Tecnologia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina no Centro de Educação do Planalto Norte, localizado em São Bento do Sul/SC. Os resultados indicaram melhorias das medias na disciplina em comparação aos semestres letivos anteriores, em que foram ministradas aulas expositivas. Conclui-se que o método lúdico desenvolve a autonomia, beneficia a elaboração da subjetividade, a ampliação da competência de iniciativa, capacidade criadora, habilidade de trabalho em equipe, planificação, assimilação e resolução de problemas.
Palavras-Chave: Ensino-Aprendizagem; Química Orgânica; Didática e Lúdico
Dissertação Completa e Produção Técnica

3ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2009)
Autor(a): Ana Cristina Schirlo
Título: MATEMÁTICA ESCOLAR: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA
Orientador(a): Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: Buscou-se, por meio desse trabalho, analisar as contribuições das tendências metodológicas: Formalista Clássica, Formalista Moderna e Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem do conteúdo matemático de Geometria Plana, que se ancoram nos movimentos da Matemática Clássica, da Matemática Moderna e da Educação Matemática. Cabe salientar que esses movimentos e suas respectivas tendências metodológicas, teoricamente se fizeram valer no processo de ensinoaprendizagem em certos períodos temporais. No entanto, a experiência e a vivência educacional permitem afirmar que no interior da sala de aula, as metodologias e recursos de ensino, pertinentes a cada um desses movimentos, se fazem presentes, nos dias de hoje, na prática pedagógica dos professores de Matemática. Nesse sentido, os professores precisam ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a sua prática pedagógica em sala de aula está ligada a essas concepções. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa, com ênfase na modalidade exploratória, por meio de aulas práticas em 03 (três) classes de 5ª séries do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada na cidade de Ponta Grossa, Paraná. De modo que, o subgrupo A, acompanhou os conteúdos de Geometria Plana, aos moldes das características da tendência Formalista Clássica. O subgrupo B acompanhou os mesmos conteúdos do subgrupo A, porém privilegiando a tendência Formalista Moderna. E, o subgrupo C acompanhou o mesmo conteúdo dos subgrupos A e B, sendo as aulas ministradas por meio da tendência Resolução de Problemas. Os dados coletados nessa pesquisa por meio do pré-teste, das aulas, do pós-teste e das entrevistas, foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da Teoria de van Hiele. Os resultados obtidos permitiram concluir que aulas aos moldes da tendência Formalista Clássica contribuíram para que os alunos do subgrupo A, passassem a apresentar uma melhoria na qualidade dos seus conhecimentos referentes ao conteúdo de Geometria Plana. Os alunos do subgrupo B apresentaram um realce no ensino de símbolos e uma atenuação nas noções das figuras geométricas por meio das contribuições da tendência Formalista Moderna. E, os alunos do subgrupo C, após as aulas com aportes na tendência Resolução de Problemas, passaram a apresentar um conhecimento significativo relacionados com os conteúdos geométricos básicos. Como produto final, apresenta-se um caderno pedagógico que tem por finalidade fornecer aos professores de Matemática e interessados no assunto, um conjunto de informações sobre as tendências metodológicas que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática durante o processo de ensino dos conteúdos de Geometria Plana.
Palavras-Chave: Matemática. Formalista Clássica. Formalista Moderna. Resolução de Problemas. Geometria Plana
Dissertação Completa e Produção Técnica

4ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2010)
Autor(a): Maria Marilei Soistak
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS POR EQUIPES DE RESPONSABILIDADE EM SALA DE AULA: O ENFOQUE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Orientador(a): Profª. Drª. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a contribuição que o trabalho por meio de projetos, a partir de equipes de responsabilidade, poderia trazer no ensinoaprendizagem de matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como pano de fundo a proposta estabelecida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). A opção pela estratégia dos projetos por meio de equipes de responsabilidade se deu pela necessidade observada em se promover aos educandos a formação de atitudes colaborativas com a sua turma, de responsabilidade com os outros grupos, de se despertar a curiosidade e a vontade de participar; por desenvolverem atividades diferentes e de se verificar que os conhecimentos encontram-se relacionados uns com os outros. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, com finalidade aplicada e de cunho experimental. Os dados que nortearam a pesquisa foram coletados junto a uma Escola Municipal da cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, por meio de aplicações práticas com vinte e oito (28) alunos de uma turma de 1º ano do 2º ciclo (antiga 3ª série). As atividades desenvolvidas com os alunos envolveram entrevistas com pessoas da comunidade e da escola, determinação de área, medidas, gráficos, produção de textos, pesquisas de preço, uso de calculadora, desenho, escrita de livros infantis, análise de tabelas e construção de maquete. Os demais dados foram obtidos em pesquisa bibliográfica e pelas manifestações espontâneas dos alunos. Ao final da aplicação do projeto, percebeu-se que os alunos demonstraram maior interesse pela matemática, o que os levou a aprender de forma significativa. Isso demonstra a abertura proporcionada por essa metodologia e o papel do professor em propiciar momentos em que os alunos construam seu próprio saber. Como produto final desse trabalho, apresenta-se um manual didático com o desenvolvimento de um projeto no ensino-aprendizagem da matemática.
Palavras-Chave: Projetos. Equipes de Responsabilidade. Conhecimento Matemático. Séries Iniciais
Dissertação Completa e Produção Técnica

5ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2010)
Autor(a): Elena Mariele Bini
Título: ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COM ÊNFASE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: O aprendizado de programação de computadores é um processo complexo de aquisição de habilidades. Duas dificuldades principais se manifestam entre alunos novatos: a falta de envolvimento e motivação; e limitações quanto à capacidade de resolução de problemas. Procurando minimizar tais dificuldades são propostas estratégias de ensino de programação, alicerçadas no construcionismo, teoria proposta por Seymour Papert; e no uso de heurísticas para resolução de problemas, propostas por George Polya. Nesse quadro a elaboração de modelos mentais adequados foi considerada como necessária para o aprendizado eficaz. As estratégias de ensino são compostas por exemplos e atividades com caráter lúdico e desafiador. A aplicação do trabalho em uma turma de adolescentes cursando ensino técnico apresentou resultados positivos. As estratégias de ensino estão formalizadas em nove roteiros de aula e compõem um manual, produto deste trabalho.
Palavras-Chave: Ensino. Programação de computadores. Resolução de problemas. Construcionismo.
Dissertação Completa e Produção Técnica

6ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2010)
Autor(a): SANDRA MARA SOARES FERREIRA
Título: MOBILIÁRIO ESCOLAR COM RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS E RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA: ADEQUAÇÕES PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO
Orientador(a): Prof.ª Rita de Cássia da Luz Stadler, Dra.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi elaborar um caderno de encargos com recomendações ergonômicas para definir e sistematizar os procedimentos a serem adotados na concepção de um mobiliário escolar capaz de atender às necessidades dos alunos com baixa visão e que, em sua decorrência, apresentam grande variação postural. Os recursos da Tecnologia Assistiva unem-se aos critérios ergonômicos para ampliar as habilidades visuais deste contingente de alunos. Com caráter de pesquisa aplicada e descritiva, o referencial teórico ofereceu sustentação para a definição da demanda, caracterização dos usuários e do mobiliário escolar, considerando as características físicas e estabelecendo as dimensões corporais em virtude da variação etária, níveis de acuidade visual e características da doença ocular. Com amostragem estratificada, selecionou-se a demanda e realizou-se o levantamento antropométrico das dimensões dos sujeitos da amostra, com a aferição das variáveis, quando se calculou o valor estimador da média e desvio-padrão, que representa o grau de variabilidade das medidas. Os sujeitos da amostra foram divididos por gênero. O Diagrama de Ishikawa ofereceu subsídios para revelar os indicadores da problemática abordada, o levantamento das causa e efeitos. Com a observação reiterada dos sujeitos da pesquisa em situações de aprendizagem escolar, e do uso de um conjunto escolar adotado pelas escolas, estabeleceram-se os inconvenientes e incoerências do mobiliário utilizado pelos alunos com baixa visão nas salas de recursos multifuncionais e em suas respectivas escolas de origem. Foram propostas adequações ao mobiliário escolar que permitiram oferecer segurança, conforto e estabilidade durante a realização das atividades propostas em ambiente de aprendizagem.
Palavras-Chave: Ergonomia. Tecnologia Assistiva. Mobiliário escolar. Baixa visão.
Dissertação Completa e Produção Técnica

7ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2010)
Autor(a): PRISCILA MEIER DE ANDRADE TRIBECK
Título: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E LÚDICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(a): Profª. Rita de Cássia da Luz Stadler, Dra.
Resumo: Por meio desse trabalho, buscou-se verificar a utilização das sequências didáticas em atividades de Ciências e Matemática na Educação Infantil. A metodologia da sequência didática visa a uma maior organização do trabalho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de projetos para as atividades de Ciências e Matemática propostas pelo MEC para essa modalidade de ensino. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscaram-se orientações da teoria Sócio-histórica sobre a Educação Infantil e o desenvolvimento humano, além da fundamentação teórica sobre sequências didáticas e interdisciplinaridade, que formaram a base deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de campo, que utilizou o método indutivo de abordagem e observacional de procedimento. O trabalho se desenvolveu na turma de Educação Infantil, nível IV, com 15 (quinze) alunos, em um colégio da rede particular de ensino, em Ponta Grossa (PR). A coleta de dados se deu por meio do passo a passo proposto pela sequência didática: apresentação da situação produção inicial, módulos 1,2,3,4,5,6 e produção final, analisando as mesmas e questionários aos pais sobre o trabalho realizado. O produto (exigência do Mestrado Profissional) desta dissertação foi a confecção de um caderno didático contendo três eixos, entre eles as sequências didáticas e sugestões de conteúdos a serem trabalhados, que pode ser utilizado por professores na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, observou-se uma maior interação por parte dos alunos com os conteúdos de Ciências e Matemática, a partir do projeto proposto “Plantando energia, colhendo saúde” que foi a base de toda pesquisa.
Palavras-Chave: Educação Infantil, Sequências didáticas, Pesquisa Metodológica, Teoria Sócio-histórica.
Dissertação Completa e Produção Técnica

8ª Defesa de Dissertação (Abril / 2010)
Autor(a): MARGARETE DO ROCIO RODRIGUES
Título: CONCEITOS DE FÍSICA PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS
Orientador(a): Profª. Drª. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: O objetivo deste estudo é o de propor e analisar estratégias de ensinoaprendizagem nas séries iniciais que possibilitem a formação e a compreensão de conceitos de Física, de modo a elucidar a importância e a necessidade de tais conceitos na vida cotidiana dos alunos. As estratégias pedagógicas foram desenvolvidas junto a crianças do 3o ano do 1o ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ponta Grossa, Paraná, onde foram apresentados tópicos de Física em torno da temática energia. Para se trabalhar com tal temática, optou-se pela utilização de projetos, cujo objetivo era o de tornar a aprendizagem dos alunos mais contextualizada, possibilitando, assim, uma visão integradora com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, a obtenção dos dados resultantes da aplicação da prática pedagógica se deu por meio da pesquisa aplicada, e foram analisados de forma qualitativa. Durante a aplicação da estratégia, percebeu-se que os alunos demonstraram interesse para aprender e os resultados apresentaram uma resposta positiva na aceitação e no desempenho dos mesmos, ao se discutirem conceitos físicos. A partir das atividades desenvolvidas com os alunos, foi gerado um produto educacional, constituído de um manual didático contendo sugestões de atividades de Física para as crianças. O objetivo do referido manual é de que o professor, independentemente de sua área de formação, aceite o desafio de ampliar a visão de seus alunos a respeito de Ciências, incentivando-os a entender e pensar cientificamente a natureza e o seu cotidiano.
Palavras-Chave: Conceitos físicos. Ensino-aprendizagem. Séries iniciais. Ensino de Ciências. Ensino de Física.
Dissertação Completa e Produção Técnica

9ª Defesa de Dissertação (Julho / 2010)
Autor(a): ANTONIO MARCOS HALISKI
Título: UMA EXPERIÊNCIA COM A ESSÊNCIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETE
Orientador(a): Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: Buscou-se por meio desse trabalho intitulado “Uma Experiência com a Essência da Modelagem Matemática na Construção de Maquete”, abordar conteúdos que fazem parte do currículo escolar através da construção da maquete do colégio, com a participação ativa dos educandos. Desse modo, contextualizando o ensino como também fazendo uma relação mais estreita entre o conhecimento científico e o cotidiano com o propósito de possibilitar a aquisição do conhecimento nesse processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa permitiu ao professor/pesquisador proporcionar a efetiva participação dos alunos no decorrer do projeto para que através das coletas de materiais como pré e pós-testes, observações e análise dos resultados obtidos pudesse fazer uma análise crítica quanto à metodologia adotada, à luz da Teoria Construtivista de Piaget. Sendo assim, o público alvo foram duas turmas da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto em Colombo – PR, na qual a turma A trabalhou a teoria aliada à prática relacionadas com a construção de maquete (Modelagem Matemática). Ao passo que com a turma B, trabalhou-se os mesmos conteúdos, porém apenas de forma teórica. A intenção em usar metodologias diferenciadas com as duas turmas foi em fazer uma análise crítica quanto à eficácia e o desempenho dos educandos ao utilizar-se da Modelagem Matemática no âmbito escolar. Nesse contexto, percebeu-se que ambas as turmas apresentaram um bom rendimento quanto à aquisição dos conhecimentos matemáticos. Entretanto, a turma A, apresentou um resultado mais satisfatório, como também houve uma maior proximidade entre professor-aluno e aluno-aluno, se comparada com a turma B. Notou-se que ao trabalhar conteúdos teóricos apresentados com ênfase nas aplicações, os alunos apresentaram maior entendimento e interação com o objeto de estudo e como consequência melhor assimilação dos conteúdos matemáticos. Além disso, a turma A, demonstrou maior criatividade no desenvolvimento do trabalho, ou seja, partindo do interesse deles, utilizando softwares computacionais construíram a maquete do colégio em 3D. A finalização do trabalho culminou com a apresentação dos alunos para a comunidade escolar demonstrando o material concreto (maquete), como também a apresentação da maquete em 3D, juntamente com a exposição do painel de fotos que mostravam o desenvolvimento do trabalho. Dessa forma, é possível afirmar que empregar a Modelagem Matemática na prática escolar é um dos recursos que o educador pode recorrer no intuito de trabalhar os conteúdos da disciplina de matemática contextualizando-os, possibilitando assim aos alunos resultados significativos no que diz respeito à aprendizagem. Oportunizando-os a usarem sua imaginação, rebeldia, críticas e reflexões dentro do contexto histórico social.
Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Contextualização. Ensino-Aprendizagem.
Dissertação Completa e Produção Técnica

10ª Defesa de Dissertação (Julho / 2010)
Autor(a): ADRIANE DALL’ACQUA DE OLIVEIRA
Título: MÚSICAS E IMAGENS: RECURSOS DE MÍDIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: Esta dissertação apresenta uma sugestão de metodologia de ensino utilizando música e imagens para produção de vídeoclips para o ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa foi qualitativa, o método dialético e observação participante. O encaminhamento metodológico da Pedagogia Histórico Crítica, presente na Diretriz Curricular Estadual de Biologia do Estado do Paraná, foi utilizada no planejamento e análise das atividades. O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para utilização dos recursos tecnológicos de música e imagem no processo de ensinoaprendizagem de Biologia, descrevendo mecanismos para instrumentalizar docentes para o uso destes recursos tecnológicos; identificando termos técnicos e científicos nas letras das músicas e imagens cotidianas, como ferramenta de aprendizagem. Os sujeitos envolvidos neste trabalho foram alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno de um colégio da rede estadual de ensino, de Ponta Grossa – Paraná. Os dados foram coletados a partir de questionários semi-estruturados, filmagens e registros fotográficos. Como produto final, foi elaborado um manual para auxiliar os professores a produzir vídeoclips como ferramenta no processo de aprendizagem.
Palavras-Chave: Música e imagens – Ensino-aprendizagem. Mídias – Recursos tecnológicos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

11ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2010)
Autor(a): GRAZIELLE ZENI
Título: A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ENSINOAPRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA
Orientador(a): Profª. Drª. Marcia Regina Carletto
Resumo: A Educação Ambiental deve ser um processo abordado nos meios escolares para que o ser humano possa compreender sua relação com a natureza e buscar uma melhoria na preservação e conservação ambiental, tomando atitudes que venham beneficiar o meio ambiente e que proporcionem saúde e bem-estar para si e para os outros. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de ensino-aprendizagem, envolvendo as principais questões ambientais da atualidade, com a utilização de práticas pedagógicas e através do desenvolvimento de um jogo educativo. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual no município de Castro - PR, envolvendo uma turma da 1ª série do curso Técnico de Agropecuária, com cerca de trinta alunos. Durante o processo de aprendizagem, os alunos tiveram que pesquisar sobre temas socioambientais como: mudanças climáticas, resíduos sólidos e sustentabilidade. Após a fase de exploração, aplicou-se o jogo de tabuleiro com o objetivo de problematizar e simular situações do cotidiano que envolvem questões referentes às práticas sustentáveis. A partir de um questionário, elaborado conforme as propostas das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE’s) foi avaliado, pelo método qualitativo e quantitativo, o resultado em relação à aprendizagem dos alunos, que foi bastante satisfatório, pois se demonstrou que a aprendizagem com a utilização de jogo é muito significativa. Tal prática contribui também para despertar nos alunos o gosto pela pesquisa, leitura e problematização.
Palavras-Chave: Educação ambiental. Jogos. Sustentabilidade. Ensino de ciências.
Dissertação Completa e Produção Técnica

12ª Defesa de Dissertação (Agosto / 2010)
Autor(a): CELSO GONÇALVES DE QUADROS
Título: TODA FÍSICA POR ÁGUA ABAIXO: A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE SUBMARINO PARA O ENSINO DE FÍSICA
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: O presente trabalho é uma proposta de aplicação em sala de aula da teoria de ensino de David Ausubel, da aprendizagem significativa, e da teoria psicológica dos campos conceituais de Gerard Vergnaud. A aplicação de algumas das atividades desta proposta foi desenvolvida no ano de 2009, em duas turmas do curso técnico de nível médio no campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que indicou os principais problemas existentes na formação conceitual dos alunos, relativos aos tópicos de física pesquisados, cujo resultado foi utilizado para a elaboração das atividades propostas. Buscou-se, assim, estabelecer uma conformidade com as citadas teorias para se desenvolver as atividades aplicadas e sugerir outras, na tentativa de resolver os problemas conceituais detectados com a pesquisa, visando a melhoria da qualidade no ensino de Física. Tanto as atividades aplicadas em sala de aula como as sugeridas no trabalho foram pautadas principalmente na utilização de um protótipo de submarino e alguns acessórios, de maneira seqüencial, cuja principal meta foi a integração de vários conceitos físicos trabalhados na disciplina ao longo de sua aplicação. Desta maneira, o protótipo foi previsto para ser, tanto uma referência inicial, como uma referência a ser reutilizada nas atividades subseqüentes para o ensino de vários conceitos físicos, proporcionando ao aluno uma revisão e ampliação dos mesmos, facilitando para ele a formação ou a readequação dos seus conceitos iniciais e seus modelos mentais de maneira mais apropriada, tornando mais fácil sua interpretação e melhor o entendimento dos assuntos a serem estudados.
Palavras-Chave: Aprendizagem significativa. Campos conceituais. Protótipo. Objeto de aprendizagem.
Dissertação Completa e Produção Técnica

13ª Defesa de Dissertação (Agosto / 2010)
Autor(a): FÁBIO EDENEI MAINGINSKI
Título: O USO DO BLOG E WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Maurício Martins de Resende
Resumo: Este trabalho teve como objetivo aplicar uma ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para construção de conceitos relacionados à Ciência dos Materiais e justifica-se pela busca de uma maneira mais atrativa, como a utilização de um blog, para expor e avaliar os conteúdos da disciplina. A análise dos dados coletados por meio de criação do blog para fornecer condições de construção de atividades virtuais foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com procedimento de pesquisa adotado como pesquisaação. A pesquisa realizada permitiu constatar que os estudantes reconhecem a aplicação da ferramenta como indispensável ao processo de construção de aprendizagem, mas que a presença do professor é indispensável à condução do ensino. Entre os aspectos mais relevantes observados pelos estudantes como sendo promotores da validade e continuidade do uso da ferramenta no ensino da disciplina Ciência dos Materiais, estão o da promoção do aprendizado, de recuperação e de avaliação, além do caráter de inclusão, uma vez que o aluno não é eliminado por não se sair bem numa avaliação e ter tempo de retomar o conteúdo trabalhado, no seu próprio ritmo. Os estudantes consideram, por fim, que o trabalho realizado por meio de webquest é bastante criterioso e exige maior disciplina de sua parte.
Palavras-Chave: Ciência dos Materiais. Tecnologia da Informação e Comunicação. Blog. Webquest. Aprendizagem significativa.
Dissertação Completa e Produção Técnica

14ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2010)
Autor(a): MÁRCIA REGINA SCHEIBEL
Título: A CONTRIBUIÇÃO DAS TÉCNICAS DE DINÂMICAS DE GRUPO PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE NÍVEL MÉDIO
Orientador(a): Profa. Dra. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: Durante nossa caminhada como professora formadora de docentes verificou-se que os alunos, mesmo chegando à terminalidade dos cursos, não apresentam o domínio de inúmeras habilidades. Essas habilidades não são apenas de ordem conceitual, mas, também, as habilidades sociais, afetivas e interpessoais. Atribui-se essas lacunas deixadas em sua formação, à cultura escolar que esses alunos foram expostos ao longo de sua escolaridade. Essas constatações mobilizaram a busca de propostas para que se oferecesse aos alunos - futuros professores da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental - outros elementos que viessem somar algo a mais em sua formação. As respostas para essa intenção educativa foram encontradas na metodologia de trabalho utilizando-se as Técnicas de Dinâmicas de Grupo, sustentadas teórica e metodologicamente pela concepção da Aprendizagem Cooperativa. Para dar concretude ao nosso propósito realizou-se, durante o período de seis meses, a inserção das alunas neste trabalho, que teve como objetivos: a) proporcionar às alunas a vivência em uma proposta de trabalho diferenciada, de caráter mais processual, reflexiva e cooperativa; b) observar se as alunas, no campo de estágio, desenvolveriam uma prática pedagógica mais criativa e inovadora, utilizando-se dos elementos da Aprendizagem Cooperativa; c) elaborar um guia didático contendo sugestões de Técnicas de Dinâmicas de Grupo dentro de um enfoque cooperativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante. A técnica de coleta de dados ocorreu por meio de registros em diários de campo, fotos, discussões e da participação das alunas nos seminários. A amostra contou com 22 alunas do Curso de Formação de Professores a nível pós-médio de uma Escola Estadual do Município de Ponta Grossa. Os principais resultados deste estudo mostraram que as Técnicas de Dinâmicas de Grupo contribuem significativamente para o desenvolvimento de inúmeras habilidades de pensamentos e ações nos sujeitos em formação. Entretanto, não basta que essa metodologia seja instituída em sala de aula, ela requer, por parte do professor, o domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos que dão sustentação e cientificidade a este tipo de trabalho, aliado à postura epistemológica diferenciada do professor, ao desenvolver a sua ação docente.
Palavras-Chave: Técnicas de Dinâmicas de Grupo. Formação de Professores. Metodologia de Ensino.
Dissertação Completa e Produção Técnica

15ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2010)
Autor(a): PAULO CESAR PAULINO
Título: PERCEPÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE NA QUALIDADE DE VIDA: INSTRUMENTO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE QUALIDADE DE VIDA II NOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E MECÂNICA DA UTFPR-CP
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP) em consonância com seu estatuto inseriu as disciplinas optativas de Qualidade de Vida I e II nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. A disciplina de Qualidade de Vida II procura conscientizar os acadêmicos da importância da Aptidão Física Relacionada à Saúde (AFRS) e seus componentes (CAFRS) para a Qualidade de Vida (QV). O objetivo desse estudo é preencher uma lacuna detectada na área da avaliação propondo um instrumento de avaliação perceptiva da Aptidão Física Relacionada à Saúde que auxilie no conhecimento, aprendizagem e contextualização de conteúdos da disciplina de Qualidade de Vida dos cursos de engenharia da UTFPR-CP. O estudo quanto à natureza é aplicado, quanto à abordagem é quantitativo, quanto aos procedimentos técnicos é de campo e quanto aos objetivos é descritivo e correlacional. A amostra foi composta por acadêmicos da UTFPR-CP, aos quais foram aplicados questionários como forma de coleta de dados. Os dados obtidos foram analisados em planilhas eletrônicas para a elaboração de gráficos e tabelas possibilitando as análises estatísticas. O construto proposto foi elaborado e estatisticamente considerado apto para avaliar perceptivamente a AFRS. As correlações entre AFRS, CAFFRS foram significativas (p<0,001), mas entre AFRS E QV não ocorreu significância (p>0,005). A aplicação do instrumento diagnosticou que o Índice de Aptidão Física Relacionada à Saúde (IAFRS) é regular o que indica a necessidade de alterações nos hábitos dos acadêmicos quanto à prática da atividade física. Os acadêmicos foram classificados pela tabela proposta pelo instrumento e pela tabela de percentil elaborada com os dados oriundos dos questionários. Os acadêmicos e o professor reconheceram que o instrumento facilitou a compreensão dos conteúdos estudados. Os resultados da avaliação podem apoiar o professor da disciplina de Qualidade de Vida II a diagnosticar os pontos críticos da turma. Esses pontos críticos são úteis no planejamento e prescrição das atividades nas aulas da disciplina de Qualidade de Vida II. Atividades físicas adequadas auxiliam para que ocorram mudanças positivas no estilo de vida dos acadêmicos. Como produto, foi elaborado o construto Percepção da Aptidão Física Relacionada à Saúde na Qualidade de Vida (PAFRS-QV) disponível na internet e uma cartilha com conteúdos referentes à disciplina de Qualidade de Vida II.
Palavras-Chave: Aptidão Física. Componentes da Aptidão Física. Percepção. Qualidade de Vida. Saúde.
Dissertação Completa e Produção Técnica

16ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2010)
Autor(a): SOLANGE ROSA RICONI STEFANELLO
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
Orientador(a): Profa. Dra. Márcia Regina Carletto
Resumo: O objetivo deste trabalho é Identificar as contribuições do jogo didático elaborado “Jogando com a Célula” para a aprendizagem multidimensional dos conceitos acerca do metabolismo celular. Este jogo foi elaborado a partir de pesquisas sobre o conhecimento científico da biologia celular e suas aplicações no cotidiano. O jogo foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino Médio da Cidade de Ponta Grossa. Os resultados foram analisados através da metodologia qualitativa. O questionário foi elaborado simulando uma situação de aplicação do conhecimento, com a finalidade de verificar se ocorreu a alfabetização científica multidimensional foi alcançado. Os resultados encontrados diferem-se dos expostos por Pedrancini (2007) e Bastos (1992), pois, os alunos demonstraram reconhecer que as organelas estavam envolvidas no metabolismo da célula e compreenderam que o homem manipula a célula de acordo com os interesses do modelo de sociedade atual (capitalista).
Palavras-Chave: Biologia celular. Jogos. Alfabetização científica multidimensional. Enfoque CTS.
Dissertação Completa e Produção Técnica

17ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2010)
Autor(a): FLÁVIO MADALOSSO VIEIRA
Título: INSTRUMENTO DE REVISÃO REDACIONAL E METODOLÓGICA PARA APLICAÇÃO AVALIATIVA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a identificação de problemas e não- conformidades do uso da Língua Portuguesa e da aplicabilidade das normas da ABNT, bem como objetivou a elaboração de uma ferramenta específica para auxiliar a elaboração e otimizar a avaliação de trabalhos acadêmicos de todos os níveis do ensino. Partindo-se da identificação de problemas em dissertações já defendidas, realizou-se a revisão da literatura concernente, elaborou-se uma relação de não-conformidades, donde se originou a primeira versão da Lista de Verificação, título do produto em lide neste trabalho, para, após a validação por doutores em Metodologia, ser aplicada em teste-piloto, que ofereceu subsídios para a melhoria do trabalho, tal como a alocação de legenda em cada um dos itens, sendo, então modificado conforme a indicação e aplicado a um grupo de 96 colaboradores, entre alunos de graduação e professores, que ofereceram como resultado a necessidade de readaptar a lista em alguns itens especificados no capítulo de Resultados e Discussões, muito embora tenha ficado claro, pelos usuários, que o produto é eficiente, de aplicabilidade simples e que oferece reais condições de facilitar o seu uso, independente do nível educacional a que se deseje aplicá-la.
Palavras-Chave: Lista de Verificação. Uso das normas da ABNT. Não-conformidades redacionais. Não-conformidades de formatação. Avaliação de trabalhos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

18ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2010)
Autor(a): MURILENA PINHEIRO DE ALMEIDA
Título: A PEDAGOGIA DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NO ESTUDO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS: UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Orientador(a): Prof. Luis Mauricio Resende, Dr.
Resumo: Estudar problemas ambientais locais, em sala de aula, importa no envolvimento dos alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento. Assim, este estudo aborda: Como desenvolver uma proposta de trabalho em sala de aula ancorada na pedagogia de projetos, explorando a temática dos problemas socioambientais locais, e que estabeleça relações com a docência em ciências enquanto atividade intelectual e reflexiva? O presente estudo teve por propósitos: elaborar uma situação de aprendizagem problematizadora e contextualizada para a inserção da temática socioambiental na formação de professores de ciências; verificar como o processo de investigação contribui para a constituição da identidade docente; propiciar aos licenciandos referências teórico-metodológicas para a inserção da temática socioambiental local, na educação básica, com uma ação didática contextualizada em sala de aula, ou seja, a construção de uma práxis pedagógica a partir de necessidades, problemas e conflitos vivenciados na realidade concreta; Identificar na produção discente as relações e conexões com a contextualização e a problematização; validar a estratégia metodológica proposta; sistematizar e disponibilizar as ferramentas tecnológicas utilizadas na realização dessa proposta de ensino em DVDs. Esta investigação se define como um projeto de ação, em sua concretização, registro e a coleta de dados, utilizaram-se os fundamentos da metodologia da pesquisa-ação e o recurso da filmagem. São sujeitos do estudo 30 discentes da licenciatura em Ciências Biológicas, destes 25 exercem a docência, no ensino fundamental e médio, em escolas urbanas e rurais, nas disciplinas ciências e biologia. A ação realizada resultou na produção de quatro vídeo-clips. Nessa comunidade, a aquisição, a partilha e o manuseio de produções científicas sobre os temas estudados resultaram em repercussão e mobilização social. Infere-se, portanto que a abordagem estritamente acadêmica presente nas licenciaturas centralizadas exclusivamente na transmissão e reprodução de saberes doutos da cultura universal, apresenta-se insuficiente para responder aos desafios instaurados pelas relações ciência, tecnologia e sociedade que se apresentam na problemática socioambiental e na própria formação docente. Destaca-se, assim, a importância e a atenção aos valores sociais e culturais, a identidade e ao contexto no qual estes se manifestam para a realização da Educação Ambiental. Há aí, uma relação de interdependência, de construções epistemológicas e referências sociais que invadem a sala e do mesmo, conquistam outros espaços sociais. E, é nessa interface que se apresenta à possibilidade de transformação social, de incorporação e vivência de uma ética da sustentabilidade socioambiental, que se constrói na dinâmica do cotidiano.
Palavras-Chave: Projetos de investigação. Educação Ambiental. Formação de professores. Situação de aprendizagem. Elaboração de vídeos na sala de aula.
Dissertação Completa e Produção Técnica

19ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2010)
Autor(a): LUCIANA MONTES PIZYBLSKI
Título: O ENSINO DE POTÊNCIAS E SUAS PROPRIEDADES: UM ENFOQUE À LUZ DAS NEUROCIÊNCIAS
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Júnior
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo explicar por meio da neurociência a importância da prática da fixação de conteúdos para a aprendizagem. Estudos sobre a fisiologia e o funcionamento do cérebro nos aspectos cognitivos realizados por Kumon (1995), Moura (1996), Kawashima (2002), Santos (2004), Santos e Bueno (2004), Bueno e Oliveira (2004), Bertolozzi (2004), Tabacow (2006), Iziquierdo (2006, 2007), Mora (2007), Fiori (2008), Andrade, Cardoso e Sabbatini (2008), Gomez e Terán (2009), Bravo (2010), bem como os estudos da teoria Psico-Genética de Jean Piaget desenvolvidos por Seber (1997), Ferreiro (2001), Chiarottino (2002) e, ainda, sobre aprendizagem significativa de Ausubel descritos por Moreira (1999) contribuíram para fundamentar a prática pedagógica desenvolvida em 2010, nas aulas de Matemática, em turmas de 8ª séries do Colégio Sagrada Família, localizado no município de Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa de campo, de caráter exploratório, aconteceu durante as aulas de Matemática em que foi ministrado o conteúdo de Potências e suas Propriedades, conteúdo esse revisado por meio da utilização da revista em quadrinhos intitulada “Matemática Bacaninha” construída, por nós, dentro dos preceitos da neurociência. Os dados coletados durante a pesquisa de campo revelaram que: a) o aluno entende melhor o conteúdo após o processo de fixação desse; b) a memorização e a internalização do conhecimento nas estruturas cognitivas do aluno acontecem quando lhes são oportunizados momentos de revisão do assunto com a utilização de metodologias diferenciadas. Embora a fixação de conteúdos e a memorização sejam pontos questionáveis ao meio acadêmico e pedagógico – considerados ultrapassados e mecanicistas – recentes estudos neurocientíficos apresentados neste trabalho, a partir de exames realizados com o cérebro humano em funcionamento MRIF (Ressonância Magnética Funcional) e PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) apresentam aspectos adversos a esse pensamento. Este estudo não descarta, em hipótese alguma, as contribuições das várias teorias pedagógicas para se levar o aluno à aprendizagem. Todavia, ressalta que é importante levar em conta os recentes estudos sobre o funcionamento do cérebro humano, sede do pensamento e da aprendizagem, no momento em que a criança e ou o jovem recebem as informações e as transformam em conhecimentos produzidos.
Palavras-Chave: Fixação. Memorização. Matemática. Neurociência.
Dissertação Completa e Produção Técnica

20ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): JAQUELINE DE MORAIS COSTA
Título: O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE UM TEMA GERADOR
Orientador(a): Prof. Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar como a proposta de ensino por meio de Temas Geradores pode contribuir para o ensino-aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para se elaborarem estratégias que atendessem as necessidades de formação dos estudantes, optou-se pela adoção de um “tema gerador” para desenvolver os conteúdos curriculares de matemática. O direcionamento, coleta e análise dos dados se deu por meio da pesquisa interpretativa, de natureza qualitativa com finalidade aplicada. Durante o desenvolvimento das atividades, percebeu-se maior envolvimento dos alunos com os conteúdos se comparados às estratégias de trabalhos anteriores, bem como acentuado progresso na aprendizagem, demonstrado por meio de avaliação formativa, com o uso de diferentes ferramentas. Com base no trabalho desenvolvido, originou-se um manual didático interativo em DVD, cujo objetivo é oferecer aos professores de anos iniciais um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de matemática de forma contextualizada, utilizando temas geradores.
Palavras-Chave: Anos Iniciais. Temas-Geradores. Ensino-Aprendizagem em Matemática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

21ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): ELIANA GUIMARÃES SZUMSKI
Título: A BANDEIRA NACIONAL NA MEDIDA CERTA: UM OLHAR PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE GEOMETRIA
Orientador(a): Profa. Dr. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo apresentar estratégias metodológicas contextualizadas que visem à melhoria do ensino-aprendizagem de geometria. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa aplicada e interpretativa com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da cidade de Ponta Grossa, Paraná, em 2009. Partiu-se de uma contextualização com a Bandeira Nacional da República Federativa do Brasil para que os alunos construíssem significados, mostrassem seus conhecimentos prévios, fizessem inferências, comparações, simulações e julgamento de valor, bem como utilizassem o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. Nessa caminhada, para a coleta de dados utilizaram-se registros das aulas, relatos e figuras dos alunos fazendo as atividades e mostrando os resultados das mesmas. As principais conclusões obtidas na realização deste trabalho foram: a) ensinar geometria de forma contextualizada contribui para que os alunos possam produzir significados aos conteúdos geométricos; b) os alunos pareceram ter mais consciência de que a matemática relacionada à geometria se encontra presente no dia a dia. Espera-se com este estudo contribuir para a ruptura do caráter formalista que impregna o estudo da geometria. A partir desta pesquisa desenvolveu-se um manual didático sobre a história e a geometria presente na Bandeira do Brasil para professores e estudantes que buscam ampliar seu conhecimento independente de sua área de formação.
Palavras-Chave: Ensino de Geometria. Contextualização. Bandeira do Brasil
Dissertação Completa e Produção Técnica

22ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): RAFAEL JOÃO RIBEIRO
Título: CURTA DE ANIMAÇÃO COMO ORGANIZADOR PRÉVIO NO ENSINO DE FÍSICA
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel considera importante aquilo que o aprendiz já sabe. No processo da aprendizagem significativa, a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica do indivíduo chamada de subsunçor, que pode ser entendido como conceitos relevantes preexistentes. Na ausência de subsunçores, a teoria de Ausubel sugere, até mesmo para evitar a aprendizagem mecânica, o uso de materiais chamados de organizadores prévios, que servem de ancoradouro para o novo conhecimento. Essa pesquisa relata uma experiência didática da produção e aplicação de um curtametragem de animação 3D com função de organizador prévio. O objetivo desse organizador prévio é auxiliar a aprendizagem do conceito “Momento de uma Força” pertinente ao Ensino de Física. O curta foi produzido com programas de computador livres, tendo como etapas: modelagem da personagem; modelagem do cenário; animação; iluminação e processamento digital das imagens. Após finalização do curta, a experiência didática foi aplicada com alunos do Ensino Médio em um colégio da cidade de Arapoti-Pr. Para avaliação do organizador prévio foram utilizados prétestes e pós-testes que foram aplicados durante a aula. Também foi realizado o registro de comentários dos alunos participantes. A pesquisa mostrou que o curta de animação como organizador prévio foi satisfatório para preparar a estrutura cognitiva dos aprendizes, assim como para facilitar a aprendizagem significativa e possibilitar uma maior aquisição e retenção do conceito tratado.
Palavras-Chave: Aprendizagem Significativa. Organizador Prévio. Ensino de Física. Curta-metragem de Animação.
Dissertação Completa e Produção Técnica

23ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): RENATO LUIZ DO NASCIMENTO
Título: O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PRIMEIROS SOCORROS
Orientador(a): Prof. Drª. Rosemari Monteiro Foggiatto Silveira
Resumo: Esta dissertação tem como proposta de estudo o desenvolvimento, implementação e a validação de um objeto de aprendizagem (OA) educacional, intitulado: Acidentes no banheiro. Este estudo objetivou desenvolver, por meio desse AO, a temática da abordagem primária inicial – para a disciplina de primeiros socorros, de um curso técnico de radiologia subsequente. O OA é uma ferramenta que tem como característica a flexibilidade e reusabilidade, permitindo o seu uso como material de suporte tecnológico a serviço da educação. As atividades educacionais são baseadas na internet e em redes locais. Da documentação até a produção, o estudo, na sua concepção, desenvolvimento e validação, priorizou em cada etapa de sua construção uma metodologia de produção tecnológica. Esse processo de construção do OA envolveu uma equipe de apoio especializada. A validação ocorreu por especialistas das áreas de Enfermagem, Informática e Educação, com aplicação de instrumentos com questões fechadas. Na análise dos instrumentos, foi utilizada a escala de tipo Likert de 5 pontos para mensurar o grau de concordância e discordância dos dados apresentados. O estudo procurou apresentar uma das possibilidades para agregar elementos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a conteúdos da disciplina de primeiros socorros, considerando a relação entre as técnicas de construção do OA e os aspectos didáticos pedagógicos.
Palavras-Chave: objeto de aprendizagem, primeiros socorros, tecnologia da informação e comunicação, educação tecnológica.
Dissertação Completa e Produção Técnica

24ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA
Título: O AJUSTE DE FUNÇÕES À LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: No presente trabalho analisa-se a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de ajuste de funções onde apresento atividades de Modelagem Matemática desenvolvida na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática, com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio na intenção de utilizar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com as tendências propostas pela Educação Matemática. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. A coleta dos dados para a pesquisa foi realizada durante atividades na UTFPR-PG e realizada em sala de aula na UENP-CP, por meio de atividade extra-matematica. A atividade desenvolvida envolveu análise de problemas sociais, o trabalho em grupo e a troca de informações entre alunos e professor na busca da solução destes problemas utilizando conceitos matemáticos por meio da Modelagem Matemática. No decorrer da aplicação do projeto pode-se perceber a interação dos alunos com os demais e com os problemas sugeridos para atividade. No final das atividades percebeu-se que os alunos contextualizam os conteúdos matemáticos em situações cotidianas, o diálogo discente/discente e docente/discente colabora na interpretação e entendimento de determinados conceitos na determinação do modelo de calibração do equipamento o que os permite aprender de Matemática de forma prática e prazerosa, o que demonstra que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem que pode contribuir para o aprendizado de Matemática. Ao final desta pesquisa, apresenta-se um caderno pedagógico com o desenvolvimento de um projeto extra-matemático para o ensino e aprendizagem de ajuste de funções.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções
Dissertação Completa e Produção Técnica

25ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): ANTONIO EDUARDO KLOC
Título: ROBÓTICA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CAMPO DA COMPUTAÇÃO
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: A Teoria Construcionista de aprendizagem, proposta por Seymour Papert considera importante o contato com recursos tecnológicos, que possibilitam aos alunos a solução de problemas por meio de situações práticas e reais. Os alunos utilizam conceitos de disciplinas curriculares para o desenvolvimento de tarefas, explorando o conhecimento adquirido em sala de aula e aplicando-o em atividades complementares em laboratório. Essa pesquisa relata o uso da robótica como ferramenta para aumentar a motivação, a criatividade e o pensamento interdisciplinar. Para exercer estas competências, neste contexto particular, os alunos vivenciam os conceitos adquiridos de diferentes disciplinas, com a liberdade para explorar soluções alternativas para cada tarefa. Essas atividades são desenvolvidas orientando a classe para solução de uma série de ações possíveis, fazendo com que as práticas desenvolvidas no laboratório de robótica representem ferramentas importantes para o aprendizado do aluno. O projeto é aplicado no curso técnico subsequente de Informática. Um dos objetivos da presente pesquisa é definir e documentar uma série de atividades e atribuições, formando a espinha dorsal de uma abordagem prática. A pesquisa mostrou que o uso da robótica permite o trabalho prático e interdisciplinar, facilitando o aprendizado dos alunos.
Palavras-Chave: robótica, informática, motivação, teoria Construcionista
Dissertação Completa e Produção Técnica

26ª Defesa de Dissertação (Março / 2011)
Autor(a): RAQUEL CRISTINA SERAFIN MENEGAZZO
Título: OFICINAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE MATERIAIS
Orientador(a): Profª Drª Rita de Cassia da Luz Stadler
Resumo: O tema central desta dissertação é a Educação Ambiental, delimitando o desenvolvimento de estratégias para a sensibilização dos alunos de uma Escola Municipal na redução do consumo. O embasamento teórico baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s O trabalho desenvolveu-se em duas etapas: uma etapa com a participação dos alunos de três oitavas séries, em um trabalho desenvolvido no grande grupo envolvendo os resíduos sólidos, sendo disponibilizada uma aula semanal de Ciências, e a outra etapa no pequeno grupo, em que os alunos, por escolha participaram de oficinas de reutilização de materiais recicláveis, em período contrário ao escolar, formando assim grupos com menor número de alunos. No grupo menor, propiciou-se espaço para que os alunos que pouco participavam de atividades expositivas expusessem seus comentários sobre as questões envolvendo os resíduos sólidos. Foi possível perceber diferenças no trabalho realizado no grande grupo, onde todos os alunos da turma estavam incluídos e no pequeno grupo. Em sala de aula, os alunos que participaram com os comentários e exposição de conhecimento foram os mais desinibidos. Para desenvolver essas atividades foi dado ênfase aos resíduos sólidos que estivessem presentes direta ou indiretamente no âmbito escolar, entre eles: o papel, o vidro, o metal e o plástico. O objetivo era promover momentos de reflexão nos alunos frente às questões ambientais envolvendo os resíduos sólidos. Os resultados obtidos com o projeto foram a sensibilização dos alunos frente ao tema, e sua nova postura quanto ao descarte dos resíduos sólidos, pois passaram a lavar as embalagens antes do descarte e separar os resíduos produzidos. Após participarem das oficinas repassaram para familiares a importância de reutilizar embalagens evitando assim o desperdício. No vocabulário dos alunos surgiram palavras como: sensibilização, conscientização, resíduos sólidos, além de que diferenciaram reutilização de reciclagem. Como produto final da dissertação, produziu-se um Caderno Temático, envolvendo a Educação Ambiental, enfatizando a redução, reutilização e a reciclagem de materiais. O objetivo desse Caderno Temático é servir de subsídio para professores desenvolverem atividades que envolvam o tema.
Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Resíduos Sólidos
Dissertação Completa e Produção Técnica

27ª Defesa de Dissertação (Março / 2011)
Autor(a): JOSÉ FABIANO COSTA JUSTUS
Título: DETETIVE DA SAÚDE: UM JOGO DE TABULEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. O referencial teórico que norteia este estudo se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ciclo da Aprendizagem Vivencial de Gramigna. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas abertas e entrevistas nãoestruturadas. Uma análise quantitativa foi realizada comparando o aproveitamento dos discentes em questionários aplicados antes e depois do jogo Detetive da Saúde. A análise desses dados apontou para a melhora no aproveitamento dos sujeitos da pesquisa, porém a tônica do estudo foi qualitativa. Os dados obtidos através de entrevistas evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. Tais percepções foram categorizadas e apresentadas na forma de árvore de associações. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, permite maior atenção dos participantes, proporciona descontração, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita a revisão de conteúdos.
Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem em saúde, jogo educativo, meios de ensino, ensino técnico e profissionalizante.
Dissertação Completa e Produção Técnica

28ª Defesa de Dissertação (Abril / 2011)
Autor(a): CLARICE DE FÁTIMA SCHULMEISTER
Título: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL EM LIBRAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador(a): Profª Drª Rita de Cássia da Luz Stadler
Resumo: Buscou-se, por meio desta pesquisa, a elaboração de um material em LIBRAS para contribuir no contexto de inclusão da criança surda na Educação Infantil. Esta pesquisa ocorreu em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) da cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, por meio de práticas pedagógicas realizadas com vinte e seis (26) alunos que frequentam a Educação Infantil, na turma de alunos com (06) seis anos de idade, sendo que vinte e cinco (25) alunos são ouvintes e um (01) aluno é surdo, portador de surdez severo-profundo e usuário de Língua de Sinais. Realizaram-se filmagens e fotos das práticas pedagógicas, em situações cotidianas na sala de aula, durante cinco (05) dias do mês de dezembro de 2008. O estudo realizou-se na área de Ciências, com o tema Poluição Ambiental. As atividades envolveram o vocabulário, a contação de história, um filme, visita à feira de Ciências, exercícios e jogos. A comunicação utilizada durante o processo foi português sinalizado, para melhor compreensão dos alunos (ouvintes e surdos) na aquisição do conteúdo. O material na LIBRAS é composto por fichas com sinais e escrita, na Língua Portuguesa, dos vocabulários e personagens da história. O material foi validado por juízes/pareceristas (profissionais e especialistas na área de surdez), em forma de pareceres descritivos em que pôde ser verificada a importância do material na LIBRAS no contexto inclusivo. Durante a aplicação do projeto, tanto os alunos ouvintes quanto o aluno surdo obtiveram uma aprendizagem satisfatória, intermediada pela comunicação na qual o material em LIBRAS foi o elo para a contextualização com a mediação da professora na linguagem. Isso demonstra que o material é instrumento importante na inclusão e que propicia à criança surda e à ouvinte uma aprendizagem para a construção do saber, mesmo falando diferentes Línguas.
Palavras-Chave: Inclusão. Educação Infantil. Surdez. Material em LIBRAS. Ciências.
Dissertação Completa e Produção Técnica

29ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2011)
Autor(a): FABIANE FABRI
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA CTS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DIANTE DOS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS QUE NORTEIAM O COTIDIANO DOS ALUNOS
Orientador(a): Profª. Drª Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: O objetivo desse estudo foi proporcionar aos alunos do 2º ano do 2º ciclo da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa uma alfabetização científica e tecnológica, numa abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), partindo do eixo temático Recursos Tecnológicos proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para esse estudo buscou-se contemplar reflexões sobre a ciência, o cientista, o lixo tecnológico, as sacolas plásticas, e as fontes de energia. Vários autores fundamentam esse estudo como Krasilchick (1987), Delizoicov (2002), Cerezo (2002), Chassot (2004), Cachapuz (2005), Bizzo (2008), Fracalanza (2008), Bazzo (2009) entre outros. A linha metodológica desse trabalho foi a qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. As técnicas de coleta de dados foram a observação, anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo transcritas na íntegra, questionários com perguntas abertas, fotografias e atividades escritas realizadas pelos alunos. Inicialmente foram verificadas as concepções prévias dos dezesseis (16) alunos em relação à temática apresentada, o que possibilitou o direcionamento das atividades que foram desenvolvidas. Dentre as atividades organizadas pode-se citar: a visita a uma cooperativa de reciclagem, entrevista com um cientista, apresentações de mini-aulas pelos alunos, confecção de folders, produções escritas, bem como uma Feira Tecnológica onde os alunos realizaram exposições para a comunidade escolar. Ao final do estudo, percebese que embora os alunos já consigam fazer algumas reflexões sobre as questões sociais do desenvolvimento científico e tecnológico, é necessário que essas reflexões continuem ocorrendo durante a sua vida escolar, pois se acredita que só dessa forma a postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia será internalizada. Como produto final desse estudo foi elaborado um guia didático com o desenvolvimento das atividades realizadas na área de Ciências para os anos iniciais.
Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Alfabetização Científica e Tecnológica. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Dissertação Completa e Produção Técnica

30ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): LEANDRO AUGUSTO KISIELEWICZ
Título: UM JOGO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE PHP
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: Em diversas disciplinas que envolvem a programação de computadores, são encontradas dificuldades. Uma delas é manter o aluno motivado por atividades como resolver problemas de programação para fixar conteúdos. Considerando-se os jogos eletrônicos educacionais objetos que atraem a atenção do aluno, buscou-se associá-los à sala de aula com o objetivo de testar a hipótese do trabalho, que é a de que os jogos podem promover um aumento na motivação e, assim, melhorar o interesse e engajamento dos alunos nas atividades. Para a verificação da hipótese, foi desenvolvido um jogo eletrônico educacional, capaz de avaliar automaticamente respostas dadas pelos jogadores. O jogo foi aplicado em uma disciplina de programação. Através de uma análise qualitativa a partir de respostas a um questionário de perguntas abertas e da observação do desempenho dos alunos, foi possível verificar que a utilização combinada do jogo com o método tradicionalmente usado na disciplina teve um impacto positivo, aumentando a qualidade da participação dos alunos nas tarefas de programação e exercícios propostos.
Palavras-Chave: jogos educacionais, motivação, ensino de programação
Dissertação Completa e Produção Técnica

31ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): MARISTEL DO NASCIMENTO
Título: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA FRACTAL EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Orientador(a): Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: A presente dissertação trata do ensino de Geometria proposto nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Matemática do Paraná. Neste documento a orientação é que, paralelamente, ao ensino dos conceitos de geometria euclidiana também sejam contemplados tópicos de Geometria Fractal. O objetivo da investigação foi propor diferentes atividades de ensino, que permitam aos alunos perceberem a existência e as características básicas da Geometria Fractal. Do ponto de vista metodológico, o estudo inseriu-se numa pesquisa qualitativa, baseado num estudo, envolvendo alunos da 1ª série do Ensino Médio de um colégio público estadual da cidade de Ponta Grossa (PR). A pesquisa orientou-se pela seguinte questão: Como introduzir os conceitos básicos de Geometria Fractal no Ensino Médio, por meio de diferentes atividades? Os dados foram recolhidos a partir da aplicação de uma oficina, envolvendo esta geometria. A investigação evidenciou a defasagem dos alunos que iniciam o Ensino Médio, em relação à compreensão dos conceitos geométricos básicos e também que é possível o professor abordar outras geometrias integradas ao ensino desde que busque atividades diferenciadas que possibilite aos alunos uma participação ativa no processo ensino e aprendizagem.
Palavras-Chave: Diretrizes Curriculares. Geometria Fractal. Ensino Aprendizagem.
Dissertação Completa e Produção Técnica

32ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): KIONE BAGGIO BORDIGNON
Título: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS EM AULAS DE BOTÂNICA APLICADA À FARMACOLOGIA
Orientador(a): Dra. Rosemari Monteiro Castilho Foggiato Silveira
Resumo: O objetivo desse estudo foi propor estratégias de ensino que estimulem a reflexão sobre ciência, tecnologia e suas implicações sociais nas aulas de Botânica Aplicada à Farmacologia no curso de Farmácia. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram anotações em diário de campo, fotografias, filmagens. Também em alguns momentos foram utilizados questionários com perguntas abertas. Participaram do estudo 23 alunos do segundo período do Curso de Farmácia da instituição de ensino superior União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP, do município de Francisco Beltrão, estado do Paraná, na disciplina de Botânica Aplicada a Farmacologia. No decorrer do estudo houve o desenvolvimento das atividades: visita técnica ao “O Boticário”, discussões sobre ciência e tecnologia, leitura de notícias, produção do herbário institucional, confecção de folders, seminário final com apresentação para toda a comunidade acadêmica. No final do estudo, percebeu-se que os alunos evoluíram em relação as suas concepções sobre as questões sociais da ciência e da tecnologia e a influência científica e tecnológica no cotidiano das pessoas. Como produto final do estudo foi elaborado um guia didático a partir das atividades desenvolvidas, para que outros professores possam utilizá-lo como referência e/ou façam adaptações na aplicação de outros estudos.
Palavras-Chave: Concepções iniciais. Fitoterapia. Benefícios e malefícios. Ciência- Tecnologia e Sociedade.
Dissertação Completa e Produção Técnica

33ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): JEANINE ALVES DE OLIVEIRA
Título: PROJETOS DE TRABALHO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profª Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que um Projeto de Trabalho com tema cotidiano poderá trazer para o ensino e aprendizagem de matemática do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada com alunos de 6ª série ou 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Por meio de Projetos de Trabalho desenvolveram-se estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática, possibilitando aos alunos perceber a matemática presente no contexto social, por meio do tema da Gripe Influenza A (H1N1), e atender à formação cidadã dos estudantes. A coleta e análise de dados se deram por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa com finalidade aplicada. Percebeu-se, durante o desenvolvimento e análise da proposta, o envolvimento dos alunos no projeto, demonstrando autonomia, interesse, criatividade e a satisfação no aprendizado da matemática. Como fruto desse trabalho originou-se um manual didático, com o objetivo de oferecer a professores de matemática uma estratégia de ensino e aprendizagem em Matemática, de forma contextualizada e baseada em Projetos de Trabalho.
Palavras-Chave: ensino e aprendizagem da matemática, contextualização da matemática, Projetos de Trabalho
Dissertação Completa e Produção Técnica

34ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): ANA KARLA PAZDA
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A CONSTRUÇÃO DO SABER SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ESCOLA RURAL
Orientador(a): Prof. Drª. Rita de Cássia da Luz Stadler.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezoito alunos de 5ª série em uma escola rural no município de Palmeira – PR, e teve como objetivo elaborar um guia de práticas pedagógicas para estimular o desenvolvimento da responsabilidade ambiental acerca dos resíduos sólidos. O interesse em pesquisar a questão dos resíduos sólidos em uma escola rural foi construído principalmente pelas lacunas encontradas no exercício pedagógico em relação à temática, bem como por acreditar que a questão dos resíduos na área rural é mais problemática, haja visto que o processo de coleta dos resíduos é muitas vezes inexistente e as informações sobre o assunto ainda são pouco veiculadas. A pesquisa realizada foi de natureza interpretativa, sendo que para a elaboração de estratégias que alcançassem os objetivos propostos utilizou-se questionários e desenvolveu-se práticas pedagógicas relacionando à temática, os quais foram avaliados posteriormente por meio da realização de uma gincana. Os principais resultados desse trabalho indicaram que as atividades desenvolvidas foram capazes de sensibilizar esse grupo e direcioná-los para desenvolver ao longo do tempo a responsabilidade ambiental almejada, o que representa um resultado positivo para o trabalho. Com base nas atividades e na gincana realizada, originou-se ao fim da pesquisa um guia de atividades no qual é apresentada a metodologia utilizada e as práticas desenvolvidas. Por meio deste trabalho, espera-se que haja uma contribuição no sentido de promover o diálogo de saberes ambientais entre os sujeitos, sejam eles educadores, aprendizes ou demais profissionais que se relacionam com a Educação Ambiental, e que possa também oferecer embasamento para a adoção de atitudes de responsabilidade e cuidados com o meio ambiente.
Palavras-Chave: Educação Ambiental. Resíduos Sólidos. Responsabilidade Ambiental.
Dissertação Completa e Produção Técnica

35ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): THIAGO HENRIQUE DAS NEVES BARBOSA
Título: OCTAVE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: Ferramentas computacionais se fazem continuamente mais presentes em ambientes escolares, por meio de iniciativas como o Paraná Digital. A partir dos recursos disponibilizados, esta pesquisa apresentou e realizou uma atividade utilizando um software de análise numérica (Octave) com o objetivo de contribuir para o ensino de função. O programa foi escolhido por possuir os recursos necessários para trabalhar os conteúdos de Matemática selecionados na pesquisa e a possibilidade do aluno manipular e visualizar situações reais a partir de simulação. A teoria de aprendizagem significativa de Ausubel foi empregada para organizar a abordagem realizada. Foi realizado um projeto piloto abordando o ensino de funções, seguido de um segundo momento em que se incluíram conceitos de Física. O projeto envolveu alunos de diferentes anos do Ensino Médio. Verificou-se que o uso do Octave contribuiu para que houvesse de fato a aprendizagem significativa no assunto de funções do primeiro e segundo grau, bem como as relações com o movimento retilíneo.
Palavras-Chave: Octave, Ensino, Matemática, Funções, Física.
Dissertação Completa e Produção Técnica

36ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): RONALDO STOCCO MENDES
Título: CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL ESPECIALIZADA VOLTADA PARA A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO TEMA QUALIDADE DE VIDA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UTFPR
Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti
Resumo: Este trabalho teve por objetivo construir uma biblioteca digital especializada voltada para a disseminação de informações e conhecimentos sobre o tema Qualidade de Vida. Para que este fosse alcançado, estruturou-se um referencial teórico embasado nas temáticas: informação, biblioteca digital, internet e a Lei de Direitos Autorais. Em termos estruturais, a Biblioteca Digital de Qualidade de Vida (BDQV) foi construída com base no banco de dados do indexador de periódicos GeoDados, do qual utiliza um sistema em linguagem MySQL para o gerenciamento de seu banco de informações, apoiado pela ferramenta phpMyAdmin. Ainda, a criação da interface de trabalho, como também dos sistemas de busca e recuperação de material da BDQV, foram construídos com o auxílio de ferramentas como o phpEditor, em linguagens PHP, HTML e CSS, tornando possível a consulta online dos materiais anexados de maneira fácil e ágil. A biblioteca foi testada em duas etapas, sendo que a primeira tratou da realização de um pré-teste, com o objetivo da detecção de possíveis problemas e a coleta de sugestões de melhoria. A segunda etapa tratou do teste final de usabilidade da BDQV, que teve por objetivo a validação desta como ferramenta de apoio ao ensino da temática qualidade de vida. Com a BDQV construída e testada, foi possível então perceber sua considerável aplicabilidade no apoio ao ensino-aprendizagem da temática Qualidade de Vida, nesta disciplina.
Palavras-Chave: Biblioteca digital. GeoDados. Informações. Qualidade de vida.
Dissertação Completa e Produção Técnica

37ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): SAYMON MICHEL SANCHES
Título: UTILIZAÇÃO DE CALEIDOCICLOS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: No trabalho desenvolvido, analisa-se a realidade da utilização dos caleidociclos como proposta de sequência didática para o ensino e aprendizagem da geometria. A investigação deu-se por meio da realização da Oficina de caleidociclos, a qual foi desenvolvida em quatro encontros, envolvendo alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio e Faculdade Modelo – na cidade de Curitiba/PR. A pesquisa, de cunho qualitativo propõe a utilização recursos que diversificassem o desenvolvimento de atividades para o ensino e aprendizagem de Matemática na escola básica. Os dados apresentados no trabalho foram coletados durante o período de realização das oficinas na instituição de ensino, as quais ocorreram durante quatro sextas-feiras no período vespertino, horário contra turno das atividades regulares dos participantes. As atividades realizadas propõem desenvolver e aprimorar o conhecimento de geometria dos estudantes envolvidos nas oficinas, tendo como foco principal a construção dos caleidociclos e visualização de conceitos geométricos existentes neste e em outros materiais explorados com menor ênfase durante os encontros. Ao final dos encontros percebeu-se que o ambiente oferecido para o desenvolvimento das atividades e os trabalhos propostos, auxiliaram no desenvolvimento de novos conceitos referentes a geometria, bem como houve um maior estreitamento na relação docente/discente, possibilitando que as atividades enriqueceram o conhecimento em matemática dos estudantes. Para enriquecimento do trabalho foi desenvolvido um encarte que propõe uma sequência didática para a aplicação da oficina por outros docentes.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Caleidociclos, Ensino-aprendizagem.
Dissertação Completa e Produção Técnica

38ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): RODRIGO PINTO DE ANDRADE
Título: O ENSINO DA FUNÇÃO ORGÂNICA ÁLCOOL POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÃO NUMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
Orientador(a): Profª. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira , Dra.
Resumo: Esta dissertação tem como proposta de estudo desenvolver um guia didático para o ensino da função orgânica álcool. Esse estudo objetivou trabalhar a função orgânica álcool por meio da experimentação relacionando com a realidade do aluno numa abordagem ciência, tecnologia e sociedade. Para alcançar o objetivo proposto utilizaram-se textos com temas controversos relacionados com o cotidiano e experimentação com materiais alternativos. A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa de natureza interpretativa com observação do participante. Para a coleta dos dados foram realizadas anotações em diário de campo, gravações de áudio e vídeo e questionário com perguntas abertas em vários momentos do estudo, o qual foi aplicado antes e depois de cada momento didático. Inicialmente observou-se que os alunos possuíam pouco conhecimento sobre a função orgânica álcool e sobre suas implicações à sociedade. Durante e na finalização deste estudo observou-se os alunos bastantes críticos e reflexivos e com um maior conhecimento sobre o tema.
Palavras-Chave: ensino, química, orgânica, álcool, CTS, experimentação, cotidiano, ciências, alternativos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

39ª Defesa de Dissertação (Maio / 2012)
Autor(a): CINTIA AZEVEDO GONÇALVES
Título: ENSINO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EM CURSOS DA ÁREA TECNOLÓGICA: O QUE É E O QUE PODE SER
Orientador(a): Prof a . Dr a . Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: O ensino de Psicologia Organizacional em cursos da área tecnológica proporciona uma base para a gestão de pessoas a tecnólogos e engenheiros que, frequentemente, ocupam cargos de liderança no trabalho. Esta costuma ser uma das poucas disciplinas da área de gestão humana a compor os currículos deste tipo de curso. Partindo de uma preocupação com as repercussões socioambientais dos processos de gestão, o presente estudo teve por objetivo abordar o ensino de Psicologia Organizacional por meio de estratégias que propiciem reflexões acerca das repercussões socioambientais dos valores vivenciados no trabalho. A implementação da proposta intentou: a) oportunizar aos alunos reflexões sobre a influência que a cultura competitiva e seus valores subjacentes exercem sobre as atitudes adotadas no ambiente de trabalho; b) promover reflexões acerca da influência que os valores e atitudes cultivados no interior das empresas têm nos rumos do desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, na sustentabilidade planetária; c) proporcionar reflexões sobre a necessidade de se problematizar o atual lema empresarial ‘colaborar para competir’; d) identificar as contribuições das estratégias utilizadas para o ensino de Psicologia Organizacional por meio da abordagem CTS; e) produzir um guia didático para o ensino de Psicologia Organizacional com foco nos valores da sustentabilidade. O trabalho fo desenvolvido com uma turma de 6º período de um curso de Tecnologia em Alimentos, consistindo numa pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, por meio de observação participante. A abordagem dada ao fazer pedagógico fundamentou-se nos referenciais CTS, utilizando como estratégia didática os 'três momentos pedagógicos', que consistem numa adaptação dos referenciais freirianos. Tal abordagem possibilitou problematizar os valores contrários à sustentabilidade, culturalmente arraigados nos alunos, bem como a sua visão fragmentada em relação aos efeitos socioambientais do comportamento humano no trabalho. A receptividade positiva e a motivação dos discentes com a proposta conferiu validade ao seu potencial para a aprendizagem e para a formação de consciência crítica sobre os valores que permeiam o trabalho das organizações. Em decorrência, percepções e valores inerentes à sustentabilidade foram despertados, conferindo-se à compreensão dos conteúdos formais um caráter que possibilita o protagonismo em relação às necessárias transformações sociais.
Palavras-Chave: Psicologia Organizacional. Sustentabilidade. Competitividade predatória. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Práticas freirianas
Dissertação Completa e Produção Técnica

40ª Defesa de Dissertação (Maio / 2012)
Autor(a): DENISE DO CARMO FARAGO ZANOTTO
Título: A CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO APRENDIZADO DE ANGIOSPERMAS
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: Com o crescente emprego das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) é natural que professores procurem fazer uso de softwares educativos e, em certos casos, criem seus próprios aplicativos. O objetivo geral deste trabalho foi produzir um software multimídia para apoio ao aprendizado de angiospermas no ensino fundamental. Este trabalho apresenta critérios a serem considerados na seleção ou construção de softwares para fins educativos e relata o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um software sobre angiospermas para o 7º ano do ensino fundamental. A implementação do software foi fundamentada na teoria da aprendizagem cognitiva por multimídia (CTML) à luz da aprendizagem significativa de David Ausubel. O desenvolvimento do produto contou com uma equipe multidisciplinar. A pesquisa mostrou que o uso do computador foi um fator motivador da aprendizagem e que o software funcionou como material de apoio ao ensino de angiospermas. Além da disponibilidade do aplicativo pronto, a contribuição desta pesquisa é a possibilidade de reaplicação da metodologia na construção de outros softwares multimídia educativos.
Palavras-Chave: Aprendizagem Significativa. Software multimídia. Ensino de Ciências. Angiospermas
Dissertação Completa e Produção Técnica

41ª Defesa de Dissertação (Junho / 2012)
Autor(a): ARILSON SARTORELLI RIBAS
Título: TELEFONE CELULAR COMO UM RECURSO DIDÁTICO: POSSIBILIDADES PARA MEDIAR PRÁTICAS DO ENSINO DE FÍSICA
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: Na atualidade, existem diversos fatores que sugerema necessidade de a escola rever as suas práticas de ensino: a rapidez com queas tecnologias de informação e comunicação – TIC – se alastram pela sociedade e, em especial, a utilização crescente do telefone celular por faixas etárias emidade escolar; o poder de convergência dessas TIC integrando recursos tecnológicos que podem ser utilizados como recursos didáticos; o fato de os estudantes atuais crescerem em um mundo tecnológico e apresentarem os seus padrões de pensamento funcionando de acordo com essa realidade; etc. Em contrapartida, observam-se: educadores, alheios à apropriação de TIC, apresentando, em muitos casos, resistência a elas; um descompasso entre como os sujeitos utilizam o celular, por exemplo, dentro e fora da escola; educadores, escolas, secretarias estaduais de educação posicionando-se contrários ao seu uso; projetos de lei e leis que regulamentam o seu uso no espaço educativo; etc. Por esses aspectos controversos investigou-se o uso do telefone celular como um recurso didático mediador em práticas do ensino de Física. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, com abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratório quanto aos objetivos, e, participante quanto aos procedimentos técnicos adotados. Também foi utilizada a pesquisa documental e bibliográfica. Em seu desenvolvimento, inicialmente, via e-mail, foram coletados dados por meio de um questionário de múltipla escolha aplicados a professores de escolas particulares da Região Sul do Brasil, para identificar a realidade pesquisada e elaborar práticas de ensino possíveis de serem aplicadas na amostra estudada. As práticas construídas foram aplicadas em oficinas nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, estado do Paraná. Durante a aplicação, a coleta de dados ocorreu por meio de notas de campo do pesquisador, de gravação de sons e de um bate-papo ocorrido no msn messengere de registros fotográficos. A análise dos dados foi realizada por triangulação. Os resultados mostrarama necessidade de se intensificarem cursos de formação continuada de professores e a produção de literatura nacional (artigos, dissertações, teses elivros) que explorem a temática do celular e suas funcionalidades em espaços educativos como recursos didáticos mediadores nas práticas do ensino de Física. Um livro foi organizado como produto final desta dissertação desenvolvida junto ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus Ponta Grossa–PR, estado do Paraná.
Palavras-Chave: Ensino de Física. Mediação pedagógica. Telefone celular. Recurso didático. Práticas de ensino.
Dissertação Completa e Produção Técnica

42ª Defesa de Dissertação (Junho / 2012)
Autor(a): MARTA BURDA SCHASTAI
Título: PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÕES – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Orientador(a): Profª Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: O presente estudo teve como objetivo contribuir na formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de oficinas pedagógicas baseadas no fascículo de frações do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento Matemática. A pesquisa foi realizada no ano de 2011, em um curso de 30 horas para 16 professores do 2º ano do 2º ciclo (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de 9 anos da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. Do ponto de vista metodológico, o estudo inseriu-se em uma pesquisa interpretativa de natureza qualitativa e finalidade aplicada. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: o questionário, o Pré-teste, o Pós-teste, o Diário Coletivo e o Diário de Bordo. A partir do questionário foi possível traçar o perfil dos professores e com os resultados do Pré-teste foram detectadas as dificuldades e os obstáculos que os professores encontravam no ensino de frações. Após análise e avaliação dos dados obtidos com estes instrumentos foram organizadas sete oficinas pedagógicas visando o aprofundamento do conteúdo e estratégias de ensino. Os registros do Diário de bordo foram utilizados pela pesquisadora/aplicadora para a confirmação e/ou adaptações nas oficinas de modo atender as necessidades dos professores participantes do curso. Ao término das oficinas foi aplicado o Pós-teste, que juntamente com os comentários registrados pelos professores no Diário Coletivo, serviu de parâmetro para avaliar o aprendizado durante as oficinas. Ao final do curso percebeu-se que as atividades realizadas nas oficinas pedagógicas contribuíram para ampliar o conhecimento dos professores tanto no aprofundamento conceitual quanto nas estratégias de ensino, e ainda evidenciou-se a relevância do acompanhamento sistematizado das equipes centrais das instituições mantenedoras (Secretarias Municipais e Estaduais de Educação), para que o professor não se sinta isolado diante do desafio de ensinar e possa propiciar aos seus alunos uma aprendizagem cada vez melhor. Como produto final desse trabalho, apresenta-se o Caderno Pedagógico: “As oficinas na formação continuada de professores - uma estratégia do Pró-Letramento Matemática para a construção do conceito de frações”, cuja finalidade é a de orientar ações pedagógicas no ensino de frações.
Palavras-Chave: Formação continuada. Ensino de frações. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pró-Letramento.
Dissertação Completa e Produção Técnica

43ª Defesa de Dissertação (Julho / 2012)
Autor(a): MARIA ROSANA SOARES
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA À LUZ DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar as contribuições que a Modelagem Matemática pode propiciar como estratégia de ensino e aprendizagem aos futuros professores de Matemática. A pesquisa direcionou-se para a finalidade de incentivar e possibilitar uma preparação aos futuros professores para compreenderem e trabalharem a Modelagem em sala de aula proporcionando aos mesmos o conhecimento e a experiência com a prática da Modelagem. Para tanto, desenvolveu-se uma proposta de Modelagem Matemática durante um período de 30 horas-aula junto aos sujeitos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Matemática, a qual foi aplicada na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho-PR (UENP-CJ). Nessa proposta, desenvolveram-se várias atividades de Modelagem com os licenciandos objetivando a apresentação da Modelagem Matemática no ensino e também o encorajamento para sua utilização nas práticas profissionais. Essas atividades foram planejadas e analisadas à luz da pesquisa qualitativa, aplicadas de cunho interpretativo, e a coleta de dados se deu por meio da observação, questionário e dados obtidos na aplicação da proposta da Modelagem. Desse modo, a Modelagem Matemática desenvolvida foi satisfatória aos sujeitos da pesquisa, pois proporcionaram contribuições tanto ao entendimento desta estratégia pedagógica quanto às futuras práticas docentes, e estabelecer uma conexão entre a Matemática presente em situações cotidianas e a Matemática escolar. A partir da proposta de Modelagem desenvolvida com os futuros professores, elaborou-se um Caderno Pedagógico cujo objetivo é oferecer aos professores, universitários e pesquisadores subsídios bibliográficos e práticos para desenvolverem a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Esse material didático se encontra disponível ao acesso público na biblioteca on-line do programa de pós-graduação do presente mestrado.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Futuros Professores de Matemática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

44ª Defesa de Dissertação (Julho / 2012)
Autor(a): SIMONE MORAES STANGE
Título: O ESTUDO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS NUMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Orientador(a): Profa. Dra. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral desenvolver o estudo dos elementos químicos numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, visando contribuir para a formação conceitual, procedimental e atitudinal mais crítica dos educandos da 2.ª série do ensino médio da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, na cidade de Mafra, no estado de Santa Catarina. Os objetivos específicos da pesquisa foram identificar a concepção dos educandos sobre as relações sócias da ciência e da tecnologia, levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os elementos químicos, desenvolver atividades que promovam o estudo dos elementos químicos numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), utilizando artigos apresentados e selecionados em Revista de Divulgação Científica (RDC) e apresentar um produto educacional, em nível de Guia Didático, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por demais professores da educação básica – ensino médio, na disciplina de Química, como exemplo de prática pedagógica numa abordagem CTS. A abordagem metodológica que norteou este estudo foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. A técnica de coleta de dados foi centralizada na observação participante, anotações em diário de campo, produções escritas dos alunos, fotografias e filmagens, segmentos esses que foram transcritos. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados, inicialmente por meio da verificação das concepções prévias dos vinte e um educandos (21), envoltos no processo, tendo-se em conta a relação à temática apresentada. Esse fator possibilitou o direcionamento das atividades para categorias de análise, as quais foram delimitadas por uma etapa exploratória e uma pesquisa- ação, em que os educandos tiveram a oportunidade de participar de forma ativa, cooperativa, intervindo na construção do estudo, com seus saberes, sugestões e reflexões sobre as relações sociais do conhecimento científico e tecnológico. Assim foi possível desenvolver o processo de construção coletiva da proposta para o enfoque do tema sugerido, pois como produto final se elaborou um guia didático, no qual constam as atividades desenvolvidas. As principais percepções da pesquisa trazem contribuições para ratificar a essencialidade de implementar ações no ato de ensinar e aprender, de modo a aprimorar práticas docentes no ensino de Química bem como a continuidade da postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia, pelos educadores e educandos, viabilizando uma jornada pedagógica produtiva vinculada à formação do cidadão do século XXI.
Palavras-Chave: Ensino de Química. Revista de Divulgação Científica (RDC). Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Elementos Químicos. Tabela Periódica.
Dissertação Completa e Produção Técnica

45ª Defesa de Dissertação (Agosto / 2012)
Autor(a): TÂNIA MARA NIEZER
Título: ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: Este estudo parte da problematização sobre as possibilidades de se ensinar em sala de aula, o conteúdo químico de Soluções, relacionado ao cotidiano dos alunos, de forma a proporcionar a Alfabetização Científica e T ecnológica (ACT) por meio do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O objetivo geral desta pesquisa consiste em desenvolver e analisar o ensino do conteúdo químico Soluções relacionando-o ao cotidiano dos alunos por meio do enfoque CTS contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). O estudo foi desenvolvido com 55 alunos, da 2ª série do Ensino Médio, do curso Técnico em Agropecuária de um Centro Estadual de Educação Profissional, da cidade de Rio Negro, no Paraná. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa, com observação participante. A coleta de dados se deu por meio de fotos e vídeos das atividades, observação das próprias atividades realizadas pelos alunos, arguições orais, relatórios e anotações em diário de campo. As atividades desenvolvidas nesta pesquisa foram organizadas em quinze (15) momentos, nos quais se buscou discutir e contextualizar as relações sociais da Ciência e da Tecnologia por meio do estudo de Soluções químicas, de forma interdisciplinar. Os principais resultados evidenciaram que o enfoque CTS no ensino de Soluções, contribuiu para a apropriação dos conceitos químicos, pelos alunos, sendo possível transpor questões que os envolvem dia a dia. No decorrer das aulas os alunos se mostraram mais críticos e reflexivos acerca das implicações sociais em relação às questões científicas e tecnológicas. Outro resultado obtido neste estudo consistiu na elaboração de um guia didático, que poderá ser utilizado como sugestão metodológica pelos professores de Química do Ensino Médio.
Palavras-Chave: Ensino de Química. Alfabetização Científica e Tecnológica. CTS. Soluções Químicas.
Dissertação Completa e Produção Técnica

46ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2012)
Autor(a): LILAINE ZUB
Título: O LÚDICO COMO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA PARA ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII EM IRATI - PARANÁ
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Mauricio Martins de Resende
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade identificar as contribuições de elementos lúdicos como motivador no processo de ensino da Tabela Periódica, com alunos das primeiras séries do turno matutino do Colégio Estadual João XXIII em Irati, no estado do Paraná. Um grande desafio para o Brasil no tocante à educação das crianças é a melhoria da qualidade da Educação Básica Pública. As novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo, buscando-se dar significado ao conhecimento escolar mediante a contextualização, a interdisciplinaridade e o incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender. No ensino de Química, destaca-se a metodologia tradicional, reforçando o uso de regras, fórmulas e nomenclaturas gerando desmotivação entre os alunos. Dentre os conteúdos da Química, a Tabela Periódica destaca-se como ferramenta imprescindível para a compreensão de diversos conceitos químicos. Diante disso, pensou-se numa maneira mais dinâmica e atrativa de trabalhar o tema, com atividades lúdicas e envolvendo os alunos com o uso das tecnologias. A pesquisa está fundamentada na aprendizagem segundo Vygotsky e classifica-se como exploratória, aplicada, experimental e qualitativa, com aspectos quantitativos. Os dados foram coletados a partir de questionários investigativos antes e após a utilização do lúdico, assim como da observação do autor deste trabalho durante a atividade de montagem da Tabela Periódica e jogo trilha química da Tabela Periódica, principais objetos de estudo deste trabalho. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que atividades diferentes e prazerosas estimulam a curiosidade e dedicação dos alunos, pois estes ficam envolvidos e interagem o tempo todo, o que favorece o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, configurando-se como estratégias para tornar o ensino mais dinâmico de modo que os alunos adquiram o conhecimento necessário além de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos.
Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem. Tabela Periódica. Elementos lúdicos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

47ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2012)
Autor(a): CARLOS TELES DE MIRANDA
Título: O ENSINO DE MEDIDAS DE ÁREAS COM O ENFOQUE CTS
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Júnior.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal verificar as contribuições do enfoque CTS, por meio da Educação Matemática Crítica, para a aprendizagem de medidas de áreas. As atividades desenvolvidas, acerca do conteúdo específico de medidas de áreas, seguiram os pressupostos do enfoque CTS – na modalidade de enxerto, utilizando os recursos midiáticos gratuitos disponibilizados nos sites de universidades e órgãos públicos. A aplicação da pesquisa aconteceu sob a forma de oficinas em uma Universidade da Cidade de Cascavel no Estado do Paraná, em uma turma do 2º ano do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Os dados coletados durante e após a aplicação da pesquisa foram analisados de forma qualitativa e interpretativa, uma vez que a pesquisa foi aplicada. Os resultados mostraram um envolvimento interessante dos alunos, desenvolvendo diferentes posturas frente ao aprendizado. Tais posturas referem-se, entre outras, principalmente, ao diálogo entre os participantes ao discutirem situações presentes no cotidiano, as quais nem sempre são percebidas; outro fator importante foi o ato de construir materiais com a possibilidade de fazer associações e comparações. Além disso, também como fruto do trabalho, todas as atividades foram dispostas sob a forma de um produto educacional, visando auxiliar futuros trabalhos e, também, aquele professor interessado em aplicá-lo em suas aulas.
Palavras-Chave: Matemática crítica. CTS. Áreas - Medidas. Satélites.
Dissertação Completa e Produção Técnica

48ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2012)
Autor(a): GIOVANI FERNANDES GALVÃO
Título: O BLOG COMO INSTRUMENTAÇÃO PARA PROFESSOR DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES INICIAIS
Orientador(a): Prof. Dr. Siumara Aparecida de Lima
Resumo: A crescente presença das tecnologias nos ambientes educacionais cria novas necessidades pedagógicas. Por outro lado, os docentes não recebem ou não receberam formação adequada para a inclusão dessas tecnologias em suas práticas, além de não estarem tão bem inseridos em um contexto cibercultural quanto seus alunos que nascem cada vez mais com facilidade para interações no ciberespaço. Nesse contexto é que se idealizou esse estudo, realizado com uma professora de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa, no Paraná, com o objetivo de produzir um Blog, com informações básicas e sugestões de ferramentas para serem utilizadas no Ensino de Ciências nas Séries Iniciais, por meio do qual ela pudesse se atualizar tecnologicamente para aperfeiçoar suas práticas pedagógicas e interagir no ciberespaço com seus alunos e com demais profissionais da área de ensino. Os assuntos tratados no Blog versam sobre informática, sistemas operacionais, segurança na rede, arquivos de mídia, software livre e freeware visando sua utilização na atualização da professora em relação às Tecnologias da Informação e Comunicação para aulas de Ciências no Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa foi a de intervenção, dada a necessidade de o estudo ser flexível à construção do conhecimento conforme a necessidade da professora participante e da comunidade por ela atendida. A coleta de dados foi qualitativa procurando avaliar quais assuntos eram mais necessários à professora e das interações físicas e virtuais realizadas entre ela o pesquisador, quais tiveram maior aproveitamento. A abordagem utilizada foi a mentorial, dadas as circunstâncias de relacionamento pessoal e virtual por meio das quais ocorreram as interações entre pesquisador e professora. Em vista dos aspectos que envolveram esse estudo, a revisão de literatura abarca questões voltadas à Cibercultura na formação de professores, pesquisas sobre a formação docente em relação a essa atividade e documentos oficiais que norteiam o Ensino de Ciências para as Séries Iniciais bem como suas relações com a ação docente. Após as interações entre pesquisador e docente, sujeitos da pesquisa intervenção, observou-se a construção do blog como uma forma de referência auxiliar para o trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação tanto em sala de aula quanto na formação continuada.
Palavras-Chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Cibercultura. Ensino de Ciência nas Séries Iniciais. Portabilidade Multimídia.
Dissertação Completa e Produção Técnica

49ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2012)
Autor(a): MÁRCIA MARIA KING RABE
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÉ-ESCOLA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Orientador(a): Profª Drª Siumara Aparecida de Lima
Resumo: Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de trabalho em que a literatura infantil possa ser utilizada no Ensino de ciências. A proposta é a de um trabalho de aplicação e análise de atividades que abarcam o ensino de ciências e a utilização de livros de literatura infantil. A pesquisa acon teceu em uma instituição pública de educação infantil no município de Castro – PR, envolvendo crianças de 4 a 5 anos de idade. As atividades foram organizadas em uma sequência didática a qual será disponibilizada, posteriormente, no formato de caderno de atividades ou apostila às instituições de educação infantil do mesmo município de atuação da pesquisa e em meios compatíveis e viáveis. Esta pesquisa foi norteada por aspectos legais embasados em documento que direcionam o trabalho na educação infantil, dentre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Como aporte teórico buscou-se refletir sobre a importância da leitura e da literatura nas séries iniciais bem como a importância do ensino de ciências para crianças que estão iniciando sua carreira estudantil. Esta pesquisa teve como resultado a realização de experiências científicas testadas na prática de sala de aula pelas crianças.
Palavras-Chave: Educação infantil. Literatura infantil. Ensino de ciências. Sequência didática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

50ª Defesa de Dissertação (Outubro / 2012)
Autor(a): MARIÂNGELA PRZYBYSZ
Título: A AGENDA 21 BRASILEIRA NO COTIDIANO ESCOLAR
Orientador(a): Profª Dra. Rita de Cassia da Luz Stadler
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal propor estratégias que viabilizem a disseminação da Agenda 21 Brasileira no coletivo escolar, tendo como foco a promoção da Educação Ambiental. O referencial teórico norteador deste estudo fundamenta-se na Agenda 21 Brasileira, na Educação Ambiental e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa e aplicada, tendo como público alvo uma turma de trinta e cinco alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba/PR. O estudo foi dividido em quatro etapas: a primeira constitui-se na aplicação de questionário inicial que objetiva apontar o conhecimento prévio discente sobre o assunto a ser estudo; a segunda refere-se à pesquisa conceitual; a terceira caracteriza-se pela pesquisa e a seleção de algumas das ações da Agenda 21 Brasileira, viáveis no cotidiano escolar e, a última etapa, a disseminação das ações da Agenda 21 feita pelos alunos em equipes em diferentes níveis de ensino. Este estudo proporcionou ao discente a (re)construção do conhecimento referente à Agenda 21 Brasileira e ao conceito de Desenvolvimento Sustentável, assunto norteador da Agenda 21, viabilizando a disseminação de algumas ações da Agenda 21 pertinentes ao ambiente escolar para grupos variados deste mesmo espaço. Durante a disseminação das ações priorizou-se o trabalho em grupo evidenciando o protagonismo juvenil, dando a oportunidade aos alunos de se organizarem, planejarem, (re)construírem conceitos, valores e ampliarem seus conhecimentos. O produto final desta dissertação, Caderno Temático para os professores do Ensino Fundamental, que foi avaliado por oito educadores das áreas de Ciências, Biologia, Matemática e Português que indicaram a possibilidade de viabilizar o trabalho da Educação Ambiental, tendo com eixo norteador a Agenda 21 Brasileira.
Palavras-Chave: Agenda 21 Brasileira. Educação Ambiental. Protagonismo Juvenil.
Dissertação Completa e Produção Técnica

51ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2012)
Autor(a): RUTH AZAMBUJA LANGARO
Título: O USO DE EMISSORA DE RÁDIO COMO UMA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO
Orientador(a): Profª. Drª. Siumara Aparecida de Lima.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido em um grupo de 40 alunos de 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio em uma escola particular em São Mateus do Sul – PR e teve como objetivo produzir um vídeo com orientações sobre como montar uma rádio em uma instituição escolar. Para que fosse alcançado implementou-se uma emissora de rádio na qual os alunos produzem textos característicos do discurso da esfera radialística. O interesse em implementar uma emissora de rádio em escola surgiu da intenção de usar esta emissora de rádio como ferramenta pedagógica, uma vez que os educadores vivem em constante busca de melhores estratégias de ensino. A pesquisa foi de natureza explicativa, por ter como preocupação central a identificação de fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. A busca é por uma explicação sobre como fazer a implementação de uma emissora de rádio como ferramenta de ensino. A abordagem do problema é qualitativa. Os resultados desse trabalho indicaram que as atividades desenvolvidas por meio do projeto rádio Canoas foram capazes de colocar os alunos em contato com uma emissora de rádio, fazendo uso de tecnologias da informação e comunicação, e melhoraram a produçã o textual dos alunos, que foi feita pelo viés dos gêneros do discurso da esfera radialística. Espera-se que esta dissertação contribua na implantação e implementação de emissoras de rádio em escolas.
Palavras-Chave: Gêneros do discurso. Rádio. Tecnologias da Informação e Comunicação.
Dissertação Completa e Produção Técnica

52ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): MÁRCIA RAQUEL ROCHA
Título: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Orientador(a): Prof. Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro.
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho foi o de verificar como o uso de temas interdisciplinares pode contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico e a apresentação dos dados obtidos na pesquisa estão dispostos em quatro capítulos. O primeiro aborda o Ensino nas Séries Iniciais, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como faz referência a autores como Arruda e Moretti (2002, p. 424), Rodrigues (2001, p. 241) e Arruda (2004, p. 21). No segundo momento do referencial teórico, aborda-se a interdisciplinaridade tendo como suporte os autores Fazenda (1998, p. 10), Lück (1995, p. 64) e Morin (1999, p. 76). Finaliza-se o capítulo abordando-se a Contextualização nas Séries Iniciais sendo embasado por Barbosa (2012, p. 4), Luccas e Batista (2012, p. 9) e Santana (2012, p. 1). O segundo capítulo refere-se à metodologia da pesquisa, sendo ela de natureza qualitativa e com finalidade aplicada embasada pelos autores Moreira e Caleffe (2008, p. 90) e Rivero (2012, p. 1-2). A coleta e a análise dos dados foram abordadas no terceiro capítulo, onde se relatou e discutiu-se atividades desenvolvidas junto a 35 crianças, com idade de 10 a 12 anos, matriculadas na 4ª série (atual 5º ano) do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Município de Guarapuava, Paraná. Mediante o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar e baseando-se nas observações, fotos, relatos mencionados pelos alunos e anotações feitas pela docente, na realização de atividades desenvolvidas pelos discentes durante os encontros, detectou-se que os educandos passaram a identificar os conteúdos matemáticos como passíveis de serem aprendidos, sem maiores empecilhos, realçando a relevância deles na sua formação educativa. Houve também maior aproveitamento em relação à aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos. Em especial, pela conexão dos saberes matemáticos com situações da realidade que estes vivenciam, como também com os conhecimentos de outras disciplinas. As atividades e análises estão presentes no terceiro capítulo do referido trabalho. O quarto capítulo faz menção às considerações finais, bem como limitações enfrentadas pela pesquisadora e sugestões para trabalhos futuros. A partir dessas considerações, elaborou-se um caderno pedagógico com atividades voltadas para conteúdos de matemática, de forma que possa servir como subsídios para auxiliar os professores das séries iniciais a trabalhar com temas interdisciplinares.
Palavras-Chave: Contextualização; Ensino de Matemática; Interdisciplinaridade.
Dissertação Completa e Produção Técnica

54ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): DANIELI WALICHINSKI
Título: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que uma sequência de ensino pautada nos pressupostos da contextualização poderá trazer para o ensino e aprendizagem de Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. A revisão de literatura referente ao ensino de Estatística apoia-se em Cazorla (2002), Lopes (2003, 2008, 2010a, 2010b), Silva (2007), Andrade (2008), Cazorla, Kataoka e Silva (2010), Jacobini et al. (2010), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011), dentre outros. Quanto a contextualização, a revisão de literatura apoia-se em Brasil (1998b, 1999), Tufano (2001), Pais (2002, 2010), Ramos (2004), Mello (2005), Sadovsky (2007), Luccas (2011), além de outros. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida no ano de 2011 uma pesquisa aplicada, qualitativa com análise interpretativa e, descritiva em uma turma de alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual do município de Ponta Grossa, Paraná. A revisão de literatura referente às características da pesquisa fundamenta-se em Gil (1991, 2006), Chizzotti (2003, 2008), Silva e Menezes (2005), Moreira e Caleffe (2008), Alves-Mazzotti (2011), Sarmento (2011), Teixeira (2011), dentre outros. Primeiramente foi realizada uma análise do desempenho prévio dos alunos em relação a conteúdos básicos de Estatística, tendo como base um instrumento diagnóstico chamado pré – teste. Depois foi aplicada uma sequência de ensino direcionada a conteúdos básicos de Estatística, por meio da utilização de dados coletados na própria turma, ou seja, por meio da contextualização. Verificou-se durante a aplicação da sequência de ensino, um maior interesse e motivação dos alunos para as aulas, além de um maior envolvimento dos educandos com os conteúdos estudados. Os resultados da análise do desempenho dos alunos após a aplicação da sequência de ensino mostraram que essa contribuiu para que houvesse um ganho significativo quanto à aquisição de conteúdos básicos de Estatística por parte de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental. Considera-se que as atividades realizadas com os educandos, contribuíram para o desenvolvimento das competências de raciocínio, pensamento e, letramento estatísticos desses, formando a base necessária para que futuramente esses alunos possam atingir o nível de letramento estatístico que a sociedade contemporânea exige. Como produto final deste trabalho foi elaborado um material didático de apoio ao professor contendo uma sequência de ensino contextualizada sobre conteúdos básicos de Estatística voltada ao Ensino Fundamental, o qual se encontra anexado a esta dissertação.
Palavras-Chave: Contextualização. Ensino de Estatística. Literacia Estatística. Raciocínio Estatístico. Pensamento Estatístico.
Dissertação Completa e Produção Técnica

55ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): ANGELITA SKORA
Título: A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da integração do ensino de Ciências e da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 1º ano do 2º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para que o trabalho em sala motivasse e envolvesse os alunos de forma dinâmica optou-se pelo procedimento de ensino com pesquisa e o tema que foi usado como pretexto para a pesquisa dos alunos foi a quantidade de papel descartado pela escola no período da manhã. Uma equipe coletava e pesava todos os dias o papel descartado pelas outras turmas da escola, sala dos professores e secretaria, tudo era pesado e registrado. Com os dados coletados passaram a fazer gráficos, cálculos e estimativas para a interpretação destes dados. Nesses cálculos eram envolvidos os conteúdos curriculares de matemática e nos textos informativos estudados, os conteúdos de ciências. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. Percebeu-se que neste trabalho os alunos demonstraram motivação e interesse. Com base no trabalho desenvolvido produziu-se uma sequência de ensino com objetivo de oferecer aos professores de anos iniciais um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de matemática e de ciências de forma integrada e motivadora.
Palavras-Chave: Ensino de ciências e matemática. Anos iniciais. Integração.
Dissertação Completa e Produção Técnica

56ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): SHEILA CRISTIANA DE FREITAS
Título: A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO APOIO AO ENSINO DE ANÁLISE DE REQUISITOS DE SOFTWARE
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a contribuição da aprendizagem significativa e mapas conceituais no ensino de análise de requisitos de software. As temáticas perquiridas abordam a teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa e a construção de mapas conceituais como ferramentas de apoio ao ensino de análise de requisitos de software nos cursos técnicos em informática. A pesquisa classificada como exploratória de natureza qualitativa, possui origem interpretativa e foi realizada em sala de aula, em uma turma do curso técnico em informática na modalidade subseqüente contendo quatorze alunos. As aulas contemplam a utilização de organizadores prévios na apresentação da teoria de análise de requisitos, exercícios que sugerem a busca por conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva e a construção de mapas conceituais realizados pelo professor como apoio didático, e pelos alunos, na relação dos conceitos dos requisitos de software relativos ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Os resultados foram analisados por aulas do ponto de vista do professor onde se percebeu que a estratégia utilizada neste trabalho, mas precisamente na aula 2, contribuiu para que o aluno faça a ancoragem dos subsunçores e assim a assimilação dos novos conceitos e na aula 7 são capazes de construir mapas conceituais para estabelecer a ligação entre os conceitos. Por fim, na visão dos alunos através de entrevista coletiva quanto aos benefícios de utilização de mapas conceituais nas aulas de análise de requisitos de software e os quais foram classificados como satisfatórios. Foi produzido um manual didático contendo os passos utilizados neste trabalho o qual poderá ser utilizado por outros professores.
Palavras-Chave: Engenharia de Software, Análise de Requisitos, subsunçores, Projeto de Software, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais.
Dissertação Completa e Produção Técnica

57ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2013)
Autor(a): ELIZABETH MACEDO FAGUNDES
Título: O USO DE TEMAS COTIDIANOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profª Drª Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: O objetivo desta pesquisa é de apresentar as contribuições que o trabalho com temas cotidianos por meio dos Três Momentos Pedagógicos , de Delizoicov e Angotti (2000), poderá trazer ao ensino e aprendizagem de Ciências nos anos iniciais, no sentido de despertar os alunos para as relações existentes entre o conhecimento escolar e a realidade.Para tanto, realizaram-se diferentes atividades, tendo como referencial teórico os momentos pedagógicos da obra de Delizoicov e Angotti de (2000) e da obra de Delizoicov, Angotti e Pernambuco de (2002), em torno do tema “Merenda escolar” com alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Guarapuava, Paraná. A coleta e análise dos dados ocorreram por meio da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, sendo de finalidade aplicada. No decorrer do desenvolvimento das atividades, percebeu-se a motivação dos alunos a cada aula, demonstrando maior envolvimento e interesse para aprender. Assim, ao final desta pesquisa, por meio de avaliação formativa com o uso de diferentes ferramentas, notou-se uma relevante melhoria na aprendizagem dos alunos. Diante de tal fato foi possível confeccionar um material de apoio com atividades do cotidiano do aluno voltadas para os conceitos de ciências naturais, para que possa servir de subsídio para os professores dos anos iniciais.
Palavras-Chave: Ciências nos anos iniciais. Temas cotidianos. Três Momentos Pedagógicos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

58ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2013)
Autor(a): JULIANA PINTO VIECHENESKI
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: SUBSÍDIOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA A INICIAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Orientador(a): Profª Drª Marcia Regina Carletto
Resumo: O objetivo deste estudo é propor uma sequência didática que contribua para a iniciação à alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização da língua materna. Partiu-se do pressuposto de que as orientações epistemológicas do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), contribuem para a alfabetização científica dos alunos dos anos iniciais, como também, propiciam às atividades de leitura e escrita maior contextualização e significado. Nessa perspectiva, foi aplicada uma sequência didática, a partir do tema “alimentação humana”. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa, junto a crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa - PR. Os dados foram coletados por meio de aplicação de teste diagnóstico, observação, gravações em áudio, fotografias, registros escritos, ilustrações realizadas pelas crianças e pós-teste. Os resultados indicam que as atividades dos módulos da sequência didática, contribuíram para o avanço progressivo dos conhecimentos dos alunos, tanto em relação às questões subjacentes ao ensino de ciências e à iniciação da alfabetização científica, quanto em relação ao processo de alfabetização da língua materna, demonstrando que é possível, desde a fase inicial de escolarização, efetivar um trabalho interdisciplinar e contextualizado, centrado na formação para a cidadania. Vale lembrar que a implementação dessa proposta requer esforço coletivo e concretização do compromisso inerente à ação pedagógica – a prática da pesquisa, da reflexão e da formação permanente. Com o propósito de compartilhar saberes docentes com outros profissionais da área, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno, contendo as atividades desenvolvidas, assim como reflexões e orientações para a iniciação dos alunos ao processo de alfabetização científica.
Palavras-Chave: Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização da língua materna.
Dissertação Completa e Produção Técnica

59ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2013)
Autor(a): NECI IOLANDA SCHWANZ KIEFER
Título: ENSINO DA FÍSICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE UMA AULA
Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti
Resumo: O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequências das etapas para sua construção e aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O “roteiro para a elaboração de uma aula” foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Concluí-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa.
Palavras-Chave: Ensino de Física. Aprendizagem significativa. David Paul Ausubel. Roteiro para montagem de aula.
Dissertação Completa e Produção Técnica

60ª Defesa de Dissertação (Março / 2013)
Autor(a): MARIANE ELIZA WEINERT
Título: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof a . Dr a . Siumara Ap a . de Lima
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar contribuições do uso interdisciplinar das tecnologias de informação e comunicação disponíveis na escola, para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo foi fundamentado a partir de documentos norteadores da educação e estudos das áreas de educação tecnológica, interdisciplinaridade e ensino de ciências. Procurou -se observar o benefício das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas contribuintes na aprendizagem. Buscou-se estudar a proposta do ensino de ciências contextualizado, em uma perspectiva interdisciplinar. Enfocou-se a importância do papel do professor como mediador da aprendizagem do seu aluno. Destacou-se a importância do bom uso das tecnologias, com objetivos e estratégias bem def inidas. Como metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa, participante e aplicada. Os dados considerados foram obtidos nas exposições orais e nos registros das atividades dos alunos da turma do segundo ano do primeiro ciclo de uma escola municipal da periferia de Ponta Grossa. A análise se deu mediante os resultados da aplicação de uma sequência didática baseada no tema “Higiene e Saúde”. Por meio deste estudo, foi possível demonstrar que as tecnologias da informação e comunicação são meios colaboradores para a aprendizagem quando são utilizadas com base em um planejamento consistente, contando com a mediação do professor, que facilita a realização das correlações entre as concepções prévias e o conhecimento científico.
Palavras-Chave: Tecnologias da informação e comunicação, ensino de ciências, interdisciplinaridade, mediação.
Dissertação Completa e Produção Técnica